Ouça esta notícia:
Mariana se prepara para receber a 13ª edição do Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços, entre os dias 26 e 28 de setembro. Após dois anos de pausa, o festival retorna com uma programação gratuita que reúne mais de 100 artistas do Brasil e de países como Peru, Colômbia e Argentina.
Durante três dias, o Centro Histórico será ocupado por espetáculos, cortejos e festas, além de atividades descentralizadas em escolas e distritos, ampliando o acesso à cultura. Ao todo, estão previstas mais de 20 apresentações, sendo 16 delas fora do circuito central.
A cidade como picadeiro
Um dos organizadores, Xisto Siman, destacou a expectativa pela retomada: “Estamos voltando depois de uma pausa necessária, mas com toda força, em mais de 20 espetáculos, trazendo várias atrações para esse nosso grande Encontro. Temos seis atrações internacionais, artistas do Brasil inteiro e, é claro, de Mariana também. A expectativa é muito grande, por parte da população e do próprio Circovolante. É uma grande alegria retomar essa agenda do Encontro nessa nossa cidade, que tanto amamos”.
Entre os pontos altos da edição estão o tradicional cortejo de palhaços pelas ruas do Centro Histórico e as festas noturnas com DJs, que encerram a programação de cada dia.
Origem e trajetória
Criado por Xisto Siman e João Pinheiro, o Circovolante nasceu em Passagem de Mariana com o objetivo de difundir a arte circense de forma descentralizada. O espaço, que leva o mesmo nome do grupo, abriga ensaios, produções e atividades culturais.
Ao longo de 12 edições já realizadas, o Encontro Internacional de Palhaços reuniu centenas de artistas e promoveu mais de 800 apresentações gratuitas, consolidando-se como um dos principais festivais de palhaçaria do Brasil.
Além do encontro anual, a trupe circula pelo país com espetáculos como Xinxin e Juaneto Circo Show, Samba no Pé de Moleque, Sem Refresco e Clavestrovas & Rock and Roll.
Programação
Sexta-feira, 26 de setembro
O festival abre oficialmente no Cineteatro Mariana, às 19h30, seguido do espetáculo dos Irmãos Figura. Na Praça da Sé, o público confere, a partir das 20h40, a apresentação da Família Montes Morales junto de Liz Monteiro, do Circo Verde, seguida pela irreverência de Maku Fanchulini às 21h. O primeiro dia se encerra em clima de festa no Sagarana Café Teatro, com discotecagem da DJ Viviane até as 2h da manhã.
Sábado, 27 de setembro
A manhã começa com a Sociedade do Riso em atividade no Hospital Monsenhor Horta. Em seguida, a Feira Municipal recebe o Mágico Evan junto do Quarteto Volante e de Viralata. No mesmo período, o Cineteatro Mariana abriga a roda de conversa sobre o Plano Nacional das Artes com Marcos Teixeira Campos, enquanto o Jardim é tomado por oficinas de malabares com as Irmãs Cola e de bolha de sabão com Tiago Carva, além da atividade Pinte o Palhaço e da maquiagem infantil.
À tarde, o palco do Jardim recebe apresentações de Furreca, Liz Monteiro, Mixuruca, Irmãs Cola e o espetáculo de dança urbana do Flash Boys Crew, com participação do Street Dance JS. enquanto a Praça Minas Gerais recebe o Circo Rebote. O tradicional cortejo percorre as ruas da cidade até a Praça da Sé, onde acontece o Cabaré da Lily, reunindo Moisés, o Rei do Pedal, Henrique, o Príncipe do Pedal, Família Montes Morales, Satin e Na Pegada. À noite, sobem ao palco o Barracão Teatro, o solo de Tomás Carreño no Cineteatro e o Cabaré da Mina, que reúne Teatro de Anônimo, Irmãs Cola, Biribinha, Mixuruca, Cucaracha e Theobalda. A programação se encerra em clima de festa com o Baile Charme no Jardim.
Domingo, 28 de setembro
O último dia abre com uma Roda de Capoeira da Escola Oxalufã no Jardim, em paralelo a oficinas com o Circo do Sufoco, de bambolê com Liz Monteiro, de bolha de sabão com Tiago Carva, além da atividade Pinte o Palhaço. À tarde, o público confere o Cabaré da Mariana, que reúne Jojoba, Titetê, Churumello, Viralata e AmarElo Estúdio de Dança.
A programação segue com a Família Montes Morales, o Raros Circo no Cineteatro Mariana, apresentações das Irmãs Cola, do Circo Rebote, do Flash Boys Crew com o Street Dance JS, além dos palhaços Satin e Sebastian. O encerramento acontece com o Cabaré Circovolante, que reúne grandes nomes como Barracão Teatro, Tomás Carreño, Madame Frôda, Viralata e Quarteto Volante, coroando a festa de palhaços e palhaçaria que toma Mariana.