━━━━━━ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ━━━━━━
━━━━━━ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ━━━━━━
Banner Prefeitura de Ouro Preto

21º Festival de Cuscuz de Sumidouro celebra tradição e cultura

No próximo feriado, dia 12 de outubro, acontece a 21º edição do Festival de Cuscuz em Mariana, no distrito de Padre Viegas. O evento valoriza um prato típico da região: o tradicional cuscuz. O prato é produzido pelos moradores da comunidade de forma artesanal com opções para gostos distintos.

21º Festival de Cuscuz de Sumidouro celebra tradição e cultura
Festival ocorre anualmente, mantendo a tradição do distrito de Mariana — Crédito: Divulgação / Perfil oficial do Festival/ Facebook

O Festival de Cuscuz oferece opções para todos os gostos e mantém uma tradição passada de geração para geração — Crédito: Larissa Gonçalves.

O evento terá uma programação cultural com apresentações da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, Trio Choro Gaveta (Choro), Gilmar Veríssimo (MPB), Sambalá (samba), Pá de Brita (Pop Rock), JM e Banda (Pop) e a banda Samba, Cuscuz e Pagode (Samba e Pagode). E aA partir das 13h haverá programação especial para as crianças com o Baú Encantado. Além disso, a Feira de Artesanato estará presente com produtos feitos pela comunidade local.

O Festival de Cuscuz registrado em um fotolivro

O Festival de Sumidouro acontece a 9 km da sede de Mariana, no distrito de Padre Viegas. O nome Sumidouro vem da expressão usada pela extração mineral de alta qualidade. O sumo era o extrato da melhor parte do ouro encontrado no rio da Vila Ribeirão do Carmo.

━━━━━━ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ━━━━━━
Setembro Amarelo

A jornalista Larissa Gonçalves, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP), lançou o fotolivro do festival como o seu trabalho de conclusão de curso (TCC). O fotolivro traz a história da festa em Sumidouro desde o início, em 2004. O livro mantém registrado o nome das pessoas que fazem parte da tradição do festival nas fotos, com depoimentos de pessoas da comunidade e receitas das tracionais receitas de cuscuz.

Acesse o fotolivro por aqui.

COMENTÁRIOS