Estação de Engenheiro Corrêa

Especial Campeonato Mineiro 2020: Villa Nova, o “Leão do Bonfim”

Maicon Costa

Nesta semana se iniciará o Campeonato Mineiro de 2020 – Módulo I.

Esta será a 106ª edição daquele que é um dos mais tradicionais estaduais do país.

E para iniciar a temporada nas Minas Gerais, o Mais Minas preparou uma série de matérias especiais sobre os clubes que disputarão a divisão principal do torneio.

Em mais um episódio, é hora de falar do tradicionalíssimo Villa Nova.

- PUBLICIDADE -
Ad image

Criado em 28 de junho de 1908, a equipe de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, acumula 111 anos de títulos, tradição e história.

Durante toda sua existência, o Villa alçou o posto de ser considerado a quarta maior força do futebol mineiro, ficando atrás apenas do grandes da capital. O atual time do Villa – Créditos da foto: Paulo Freitas/Villa Nova Em sua galeria de troféus, o Glorioso ostenta diversas conquistas.

Dentre elas, um pentacampeonato mineiro e uma Série B.

Fundação No ano de 1908, trabalhadores ingleses e brasileiros da Saint John Del Rey Mining Company Limited, uma empresa de mineração que atuava em Minas Gerais, decidiram criar uma equipe de futebol.

Assim nasceu o Villa Nova Athletic Club que, posteriormente, passou pelo aportuguesamento no nome, se transformando no conhecidíssimo Villa Nova Atlético Clube.

Influência inglesa Devido ao potencial de riquezas como ouro e minério na região de Nova Lima, a presença de empresas estrangeiras e, principalmente, inglesas, sempre foi muito intensa no local.

Dessa maneira, a ascendência da Terra da Rainha, naturalmente, se espalhou no alvirrubro.

Além da fundação por britânicos, as cores da equipe também são em alusão à Inglaterra.

Isso porque o vermelho e o branco foram escolhidas para homenagear São Jorge, padroeiro do país.

Outro fato interessante a se observar é o fato da Seleção Inglesa, assim como o Villa, carregar tais cores em seu uniforme.

Estádio e mascote O clube novalimense manda seus jogos em um dos mais tradicionais e imponentes campos de Minas Gerais.

Trata-se do Estádio Municipal Castor Cifuentes, o popular “Alçapão do Bonfim”, que possui capacidade para receber cerca de 5 mil torcedores. O tradicional Castor Cifuentes – Créditos da foto: Portal Minas Gerais Quanto ao mascote, o próprio título da matéria já diz: o leão!

O rei da selva é responsável por representar o Villa Nova.

A escolha foi feita pelo conhecido cartunista Mangabeira, na década de 40.

O motivo do Leão ser apontado também é por conta da influência inglesa.

Afinal, o animal é o símbolo da realeza britânica.

Grandes conquistas A Série B de 1971 é o maior título da história do Villa Nova.

Na altura, o Leão Maluco despachou tradicionais times como Ponte Preta e Remo, e levou o troféu para o Bonfim.

Além do nacional, os estaduais de 1932, 1933, 1934, 1935 e 1951 também são motivos de orgulho para o villanovense. Vaduca, o autor do gol do título de 51 – Créditos da foto: Divulgação/Villa Nova Dias atuais Nas últimas temporadas, o Glorioso não vem desempenhando um futebol que agrade seu adepto.

Ultimamente, é comum ver o time do Alçapão lutando contra o rebaixamento no estadual. “Eu tô é chateado demais com esse trem!” No Campeonato Mineiro de 2019, um torcedor alvirrubro viralizou na internet ao aparecer revoltado em vídeo pós-jogo.

Na ocasião, o Villa Nova foi derrotado pelo Tupynambás, e João Otávio, “o corneteiro”, não teve papas na língua para criticar a diretoria da equipe.

Um dos maiores memes de 2019, o vídeo popularizou nomes como Hiwry “Branquinho”, Yuri “Nosso”, e Pinguim, mas esse aí nem no banco está!

Destaques para 2020 Para a atual temporada, o Villa Nova aposta no experiente goleiro Ricardo Vilar, que chegou no clube após temporadas no Tupi.

Além dele, o volante Augusto Recife, de 36 anos, campeão da tríplice-coroa pelo Cruzeiro em 2003, também está no elenco. O volante Augusto Recife – Créditos da foto: Facebook/Augusto Recife Outro bom nome do plantel do Time da Terra do Ouro é o atacante Leandro Cearense, que possui boas passagens por Fortaleza e Paysandu.

Elenco Goleiros: Ricardo Villar Laterais: Victor Luiz, Roniery, Eron e Gustavo; Zagueiros: Rodolfo Mol, Gabriel, Sabino e Diego Macedo Volantes: Augusto Recife, Guilherme Borges e Renato Bruno; Meias: Leandro Brasília, Bruno Smith e Micael dos Santos Atacantes: Leandro Cearense, Pinguim Zé Eduardo, Laércio, Tiarinha e Wellington; Técnico: Émerson Ávila.

O Villa Nova estreia no Campeonato Mineiro 2020 na quarta-feira (22), às 21h, contra o Patrocinense, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio.

Leia mais: Especial Campeonato Mineiro 2020: URT, o “Trovão Azul”, de Patos de Minas

Compartilhar essa notícia
Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.