Ministério Público solicita que municípios aumentem segurança em relação a barragens

Rodolpho Bohrer
2 MIN DE LEITURA

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 25 barragens estão classificadas em situação de risco e três delas estão em alerta iminente de rompimento.

Assim, o Ministério Público (MP) determinou que todas as cidades mineiras com barragens em nível de alerta, reforcem sua segurança durante o período do carnaval.

As cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Itabirito, Nova Lima e Itatiaiuçu receberam alertas e recomendações do MP para que reforcem sua sinalização e divulgação de rotas de fuga na cidade por causa das estruturas nessas regiões.

Duas dessas estão em nível de emergência 2, em que as sirenes são tocadas e os planos de evacuação devem ser realizados.

Outras três, B3/B4, em Macacos, Forquilha I e Forquilha III, em Ouro Preto, e a Sul Superior, em Barão de Cocais estão em risco 3, com risco iminente de rompimento.

Segundo a Prefeitura de Barão de Cocais, para a segurança dos foliões, o carnaval da cidade irá acontecer no local determinado como ponto de encontro em caso de rompimento.

A recomendação do Ministério Público é que o carnaval seja realizado em um local adequado, evitando a concentração de foliões.

Além disso, foi orientado que os municípios elaborem um plano de evacuação de emergência. “A orientação para o Poder Público desses locais é que realizem o Carnaval em espaços adequados, prevendo a concentração de foliões, os trajetos dos blocos e, preferencialmente, fora das zonas de inundação.

Mas no caso dos eventos ocorrerem na área de risco, o MPMG orienta os municípios a elaborarem um Plano de Evacuação de Emergência para a retirada segura dos foliões”, explica o órgão.

Compartilhar essa notícia
Follow:
Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e assistente de edição de texto da Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba).