Orquestra Ouro Preto reproduz obra de Joseph Haydn na Basílica do Pilar

Rodolpho Bohrer
2 MIN DE LEITURA

A semana santa é um período importante e muito respeitado no calendário de Ouro Preto.

Neste ano, a Orquestra Ouro Preto fará um conserto especial onde os músicos irão reproduzir a obra “As 7 últimas palavras de Cristo na cruz”, de Joseph Haydn.

O espetáculo vai acontecer no dia 11 de abril, sábado de aleluia, às 19h, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

A entrada é franca.

Durante a madrugada do sábado de aleluia para o domingo de Páscoa, é tradição na cidade histórica que fieis façam vigília nas ruas para confecção dos famosos tapetes devocionais.

Os tapetes se unem à beleza da arquitetura ouro-pretana, encantando os turistas e os moradores locais, principalmente na primeira hora do dia, que é quando acontece a procissão do Domingo de Ramos, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

O concerto será regido pelo maestro Rodrigo Toffolo e está sendo patrocinado pela SulAmérica.

A obra reconstrói musicalmente às últimas palavras de Cristo por meio de sete Adágios, acrescidos de uma Introdução e um Presto.

Na peça, a genialidade de Haydn se escancara na maneira que ele encontra para mesclar tragédia e melancolia à uma atmosfera sublime e misericordiosa, ao retratar a natureza divina de Jesus Cristo e sua transfiguração, enfatizando o martírio do Homem Jesus e a Paixão do Cristo Deus.

Franz Joseph Haydn teve uma importante participação do período clássico da música.

Ao lado de Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart, o compositor australiano, que viveu em Viena, era parte do “classicismo vienense”, ocorrido no século XVIII, curiosamente, mesmo período em que Ouro Preto estava sendo criada.

O pianista também foi um dos autores mais influentes na história da música erudita ocidental.

Ele participou desde o fim do período Barroco até começar o Romantismo.

Orquestra Ouro Preto reproduz “As 7 últimas palavras de Cristo na cruz” de Joseph Haydn Dia: 11/04/2020 Hora: 19h Local: Basílica de Nossa Senhora do Pilar/Ouro Preto Entrada: Franca

Compartilhar essa notícia
Follow:
Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e assistente de edição de texto da Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba).