Itabirito inicia escuta pública para criação do plano participativo do Carnaval

Rodolpho Bohrer
2 MIN DE LEITURA
Carnaval será planejado com ações de curto, médio e longo prazo — Foto: Prefeitura de Itabirito/Divulgação

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, inicia um processo de escuta ativa com a população para a elaboração do Plano Participativo de Políticas Públicas e Culturais para o Carnaval dos próximos anos. A iniciativa busca reunir contribuições diretas da comunidade para orientar ações de curto, médio e longo prazo, com foco na valorização da cultura local e no fortalecimento de uma das principais tradições do município.

A partir do dia 26 de maio, um formulário digital estará disponível no aplicativo Conecta para que os moradores possam enviar críticas, sugestões e percepções sobre o Carnaval de Itabirito. O formulário ficará acessível até o dia 5 de junho e é voltado para todos os públicos, sem restrições.

Além da etapa virtual, o processo de escuta será ampliado com encontros presenciais, que ocorrerão nos dias 10 e 11 de junho, das 19h às 22h, no Atelier de Artes Integradas. Nestes encontros, representantes de diversos segmentos sociais e culturais da cidade terão espaço para contribuir com ideias e demandas. A participação é aberta a membros da rede hoteleira, comerciantes, ambulantes, blocos carnavalescos, músicos, artistas, moradores dos distritos, turistas, visitantes e representantes da comunidade LGBTQIAPN+, entre outros grupos.

Segundo a Secretaria de Cultura, a proposta é garantir uma construção cidadã e representativa, refletindo a pluralidade de Itabirito. As contribuições recebidas — tanto pelo formulário quanto nos encontros — serão sistematizadas entre os dias 12 e 30 de junho, e servirão de base para a elaboração do novo plano.

A apresentação pública do Plano Participativo do Carnaval de Itabirito está prevista para julho, com propostas concretas de políticas públicas e culturais. O documento final vai orientar ações de gestão, financiamento, valorização da cultura popular e fortalecimento das manifestações carnavalescas como expressões legítimas da identidade local.

Compartilhar essa notícia
Follow:
Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e assistente de edição de texto da Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba).