━━━━━━ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ━━━━━━
━━━━━━ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ━━━━━━
Banner Prefeitura de Ouro Preto

Vale inicia descaracterização da barragem 7A em Nova Lima

A Vale inicia, na próxima semana, as obras de descaracterização da barragem 7A, localizada na Mina de Águas Claras (MAC), em Nova Lima (MG), na região da Serra do Curral. A ação integra o Plano Ambiental de Fechamento de Mina (PAFEM), que define as medidas e prazos para o encerramento definitivo das estruturas da unidade e sua reintegração ao meio ambiente.

Vale inicia descaracterização da barragem 7A em Nova Lima
Barragem 7A, construída em etapa única, é a próxima estrutura a ser eliminada na MAC — Foto: Divulgação Vale

Construída em etapa única e atualmente inativa, a barragem 7A não contém rejeitos e será a terceira das seis estruturas da MAC a passar pelo processo de descaracterização. A unidade não possui estruturas alteadas a montante, mas todas as barragens remanescentes serão eliminadas.

Segundo a gerente-geral de Geotecnia da Vale, Angélica Silva, “a descaracterização das estruturas geotécnicas da MAC reforça o compromisso da Vale com as pessoas e o meio ambiente, a partir da escuta ativa com a sociedade. Após a conclusão deste processo, teremos eliminado as manchas de inundação das estruturas e, consequentemente, não haverá mais as Zonas de Autossalvamento (ZAS) dessas barragens na cidade de Nova Lima”.

Obras previstas

━━━━━━ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ━━━━━━
Setembro Amarelo

As obras na 7A envolvem a retirada parcial de sedimentos do reservatório, a reconformação das encostas da estrutura e a construção de um canal de drenagem. Após a conclusão, a estrutura deixará de ser classificada como barragem, conforme previsto na legislação vigente.

A descaracterização da MAC foi formalizada por meio de Termo de Compromisso assinado com o Ministério Público de Minas Gerais, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e a Prefeitura de Nova Lima. Além da 7A, serão descaracterizadas também as barragens 7B, 6 (ambas de contenção de sedimentos) e 5-MAC (de contenção de rejeitos). Os projetos destas estruturas estão em fase de desenvolvimento e ainda serão submetidos à aprovação dos órgãos competentes.

Todas as estruturas permanecem inativas e seguem sendo monitoradas de forma contínua, 24 horas por dia, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa, além das inspeções regulares previstas pelas normas ambientais.

Situação da mina

A Mina de Águas Claras está sob responsabilidade da Vale desde 2006, quando a mineradora adquiriu a MBR. A unidade, desativada desde 2002, está em processo de fechamento e recuperação ambiental.

Parte do território da mina, que tem aproximadamente 2 mil hectares, abriga 1.225 hectares de áreas verdes protegidas. Entre elas está a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, além de áreas de proteção permanente que preservam biomas como cerrado, campos rupestres e florestas estacionais.

A mineradora também desenvolve o Projeto de Uso Futuro da MAC, que prevê o aproveitamento do espaço após a fase de mineração com propostas levantadas junto à comunidade. A iniciativa inclui escuta social e avaliação de viabilidade para implantação de novos usos com base no interesse público e no impacto local.

COMENTÁRIOS