Samarco 48 anos – conheça quem somos
PUBLICIDADE
Ad 11

UFOP lança Festival de Inverno Universitário (FIU) 2025 com foco na integração regional

UFOP lança Festival de Inverno Universitário (FIU) 2025 com foco na integração regional
Arte: UFOP/Reprodução
Última atualização:

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) iniciou em 18 de junho o Festival de Inverno Universitário (FIU) 2025, substituto do tradicional Festival de Inverno, com o tema “Universo Inconsciente”. O evento marca uma nova fase, reforçando o compromisso da instituição com a política cultural e a aproximação entre seus três campi.

Na noite de abertura, no Grêmio Literário Tristão de Ataíde (Ouro Preto), estiveram presentes membros da reitoria da UFOP e convidados. O reitor, Luciano Campos, destacou:

“O festival significa o nosso compromisso com a cultura e com as cidades nas quais estamos localizados, de permanecer com uma atividade que é tão importante, levando cultura e arte para toda a comunidade.”

A pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Raquel Leite, explicou que a mudança para o nome FIU foi motivada pela política institucional aprovada em 2022, com o objetivo de adaptar o festival ao caráter educativo e às realidades orçamentárias da universidade.

Até setembro, o FIU reúne cerca de 44 ações — dentre palestras, oficinas, apresentações de arte, teatro, música e dança — nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. São parcerias com FAOP, Museu Boulieu, Casa dos Contos e Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana, com curadoria organizada por coletivos culturais acadêmicos e comunitários.

Na abertura, o publicitário Ako Nabuco trouxe a palestra “As Imagens Livres – a emoção do lidar. A liberdade em Nise da Silveira e Arthur Bispo do Rosário”, seguida de recital de trompete e piano por Érico Fonseca e Anderson Daher (Departamento de Música da UFOP). O professor Luciano Miguel (IFMG), presente no evento, reforçou que o festival é “patrimônio de Ouro Preto”, beneficiando toda a população com cultura gratuita.

PUBLICIDADE
Ad 14

Parte da programação do FIU 2025 inclui:

Julho

  • 05/07, 13h00 – Vivência Samba de Roda du Oridendê (Escola Estadual Alberto Pereira Lima, João Monlevade)
  • 05/07, 15h00 – Espetáculo infantil Retalhos de Estrelas (Praça Gomes Freire, Mariana)
  • 11/07, 16h00 – Espetáculo Jagy Nak – Sabedoria da Terra (local a confirmar em Ouro Preto)
  • 12/07, 10h00 – Exposição de artes visuais Universo Inconsciente (Casa dos Contos, Ouro Preto)

Agosto

  • 16/08, 07h30 – Oficina “ECOres: Cores da Terra – Despertando a Criatividade com Tintas Naturais” (EMIP, João Monlevade)

Veja aqui a programação completa.

COMENTÁRIOS