A Samarco está com vagas de emprego abertas nesta segunda quinzena de agosto de 2025. Há oportunidades na mineradora para analistas e técnicos, além de posições de supervisão e coordenação.
Veja a seguir a lista de vagas, cidades de atuação e demais pré-requisitos:
Analista Ouvidoria
Atividades a serem realizadas:
- Tratamento das manifestações com recebimento, classificação, direcionamento e retornos as demandas;
- Elaboração e apresentação de relatórios, bem como realização de reuniões,
- Atuação nas relações institucionais e comunitárias, promovendo diálogo articulado e aprofundado com as pessoas atingidas, sociedade, poder público e outras partes interessados no processo de reparação e operação.
Requisitos:
- Formação superior completa em Direito, Comunicação, Ciências Sociais, Administração e/ou áreas afins;
- Experiência nas áreas de atendimento, Ouvidoria ou Canal de Denúncias;
- Conhecimento de processos de Ouvidoria, mediação de conflitos e/ou direitos humanos;
- Desejável Certificação em Ouvidoria, mediação de conflitos;
- • Disponibilidade para viagens esporádicas.
Posição para Belo Horizonte/MG
Coordenador(a) de Administração de Contratos
Principais atividades:
- Gestão estratégica da equipe e dos processos relacionados a todas as etapas do ciclo de vida contratual, assegurando eficiência, conformidade e alinhamento com os objetivos da organização;
- Condução de demandas contratuais de ponta a ponta, desde o recebimento do escopo pela área solicitante até a definição de critérios de seleção, SLAs, evidências de medição, abertura de requisições de compras, elaboração e formalização de contratos, acompanhamento de prazos e saldos, medições, pagamentos, gestão de pleitos, aplicação de penalidades e encerramento contratual;
- Consolidação de demandas de diferentes áreas, promovendo padronização, priorização e uma visão integrada que favorece a tomada de decisão estratégica;
- Reestruturação e reorganização de contratos existentes, com foco em eficiência operacional, mitigação de riscos e melhoria contínua da governança contratual;
- Atuação em contratos críticos de prestação de serviços, garantindo aderência a indicadores, entregas e compliance, com impacto direto nos resultados da organização;
- Promoção da sinergia entre processos administrativos e técnicos, assegurando integração, fluidez e colaboração entre os diferentes perfis da equipe multidisciplinar envolvida.
Requisitos desejáveis:
- Formação Superior Completa em Engenharia (Civil, Metalúrgica ou áreas correlatas), Administração, Ciências Contábeis, Direito ou afins, com sólida base analítica e foco em resultados;
- Inglês em nível intermediário ou superior, com capacidade de leitura e comunicação em ambientes corporativos e contratuais;
- Experiência consolidada em grandes organizações, preferencialmente do setor industrial, com vivência em ambientes corporativos complexos e alta exigência por produtividade e otimização de recursos;
- Conhecimento avançado em processos de contratação e gestão de contratos de alta complexidade, incluindo análise de riscos, controle de custos, indicadores de desempenho contratual (KPIs/SLAs), compliance e estratégias de maximização da eficiência operacional;
- Experiência desejável em projetos com foco em reparação, sustentabilidade, meio ambiente ou responsabilidade social, com capacidade de integrar demandas técnicas e socioambientais à gestão contratual;
- Capacidade comprovada de liderança, gestão de equipes multidisciplinares e relacionamento com stakeholders, com visão estratégica e foco em melhoria contínua;
- Conhecimento de ferramentas e sistemas de gestão de contratos e projetos (ERP, SAP, MS Project, etc.), com uso de métricas para tomada de decisão baseada em dados.
Vaga com possibilidade de atuação em Belo Horizonte/MG ou Mariana/MG.
Analista Administração de Contratos – Obras de Engenharia, Reflorestamento, Meio Ambiente e/Ou Facilities (2 vagas)
Atividades:
- Administrar contratos relacionados a obras de engenharia, projetos de reflorestamento, meio ambiente e/ou facilities;
- Levantar demandas junto às áreas clientes;
- Elaborar e/ou desenvolver escopos de contratação;
- Avaliar e propor modelos de contratações;.
- Acompanhar e mitigar riscos contratuais;
- Aplicar notificações, multas e glosas, de acordo com as cláusulas contratuais;
- Garantir o cumprimento das entregas/marcos contratuais;
- Medir performance (SLA) dos contratos;
- Controlar curva de desembolso dos contratos;
- Emitir relatórios gerenciais (One Page Report);
- Atualização de controles;
- Garantir a conformidade dos contratos;
- Organizar as reuniões de Kick-off dos contratos;
- Identificar e propor alternativas para redução de custos em serviços contratados;
- Identificar e propor inovações com foco em aumento de produtividade;
- Liderar projetos de inovação e melhoria de gestão de serviços;
- Realizar estudos de make or buy;
- Buscar sinergias de escopos nas contratações.
Requisitos:
- Superior completo em Engenharia Civil, Produção, Mecânica, Elétrica, Ambiental ou Agronomia;
- Conhecimento técnico nas áreas mencionadas;
- Imprescindível atuação em administração de contratos de prestação de serviço, terceirização, rotinas administrativas (Obras / Meio Ambiente / Facilities / Gestão de Projetos) em empresas de grande porte;
- Necessário atuação com gestão de grandes projetos;
- Desejável conhecimento em SAP e Power BI;
- Desejável conhecimento em técnicas de negociação, aquisição de serviços e logística e supply chai;
- Conhecimento em melhoria contínua e metodologias ágeis.
Local: Anchieta (ES)
Técnico(a) Manutenção Mecânica
- Manutenção usinas de pelotização, pátio e porto (retomadoras, empilhadeiras, carregador de navio, peneiramento móvel, planta de coating e polímero);
- Hidráulica (análise de diagrama hidráulico, especificação de componentes, lubrificação, análise e soluções de falhas);
- Regulagem de bombas hidráulicas, manutenção e substituição em cilindros hidráulicos de grande porte;
- Realizar leitura e interpretação de desenhos técnicos mecânicos;
- Metrologia (Utilização de Paquímetro, Micrômetro externo e interno, Relógio Comparador com base magnética);
- Apoiar tecnicamente na elaboração e implantação de projetos de melhorias;
- Elaborar relatórios técnicos;
- Montagem de redutores, motores, acoplamentos e polias de pequeno e grande porte;
- Troca de trucks de translação de máquinas de Pátio Porto;
- Manutenção e diagnóstico de falha de bombas centrífugas de polpa e água;
- Montagem de rolamentos, mancais de pequeno e grande porte;
- Alinhamento de equipamentos rotativos por instrumento a laser e relógio comparador de base magnética;
- Balanceamento de equipamentos rotativos;
- Traçagem de caldeiraria;
- Realizar amarração e sinalização para movimentação de peças em atividades de içamento;
- Realizar inspeção sensitiva em equipamentos mecânicos;
- Realizar pequenas atividades de solda com eletrodo revestido e cortes utilizando oxiacetileno.
Requisitos:
- Curso Técnico em Mecânica, com CREA/CFT ativo;
- Sólida vivência na área Industrial com ênfase em equipamentos hidráulicos referentes as máquinas Pátio e Porto;
- Conhecimento Pacote Office, SAP e Auto CAD;
- Desejável experiencia na Operação de Empilhadeiras Hyster, Maroplan, na operação de ponte rolante e plataformas elevatórias;
- Desejável conhecimento na elaboração de plano de Rigger;
- Desejável Habilitação B;
- Experiência na área industrial de Mineração e/ou Siderurgia será um diferencial.
Local: Anchieta (ES)
Engenheiro de Projetos
Principais atividades:
- Elaborar, revisar e atualizar cronogramas executivos de obras industriais, assegurando a compatibilização entre projeto, suprimentos e execução;
- Realizar o desdobramento das atividades em pacotes de trabalho, definindo caminhos críticos, recursos necessários e prazos de entrega;
- Apoiar a definição de escopos, sequenciamento de atividades e marcos contratuais, considerando interferências, janelas operacionais e recursos compartilhados entre disciplinas;
- Promover o alinhamento técnico entre equipes de projeto, fiscalização, contratadas e áreas operacionais, visando a execução conforme planejamento, padrões de segurança e qualidade estabelecidos;
- Monitorar a evolução física da obra, identificando desvios e propondo planos de ação corretivos com base em análises de produtividade, restrições e recursos disponíveis;
- Participar ativamente das reuniões de alinhamento e planejamento semanal, promovendo a integração entre planejamento estratégico e o planejamento tático-operacional;
- Emitir relatórios gerenciais de avanço, curvas de progresso, indicadores de desempenho, alimentando a governança do projeto com dados confiáveis para a tomada de decisão;
- Conduzir análises de risco e simulações de cenário para antecipar impactos de atrasos, reprogramações ou mudanças de escopo;
- Assegurar o cumprimento das normas técnicas, diretrizes corporativas e boas práticas de engenharia, segurança e meio ambiente aplicáveis à execução de obras industriais.
Requisitos:
- Ensino Superior Completo em Engenharia Mecânica ou Elétrica;
- Especialização em gestão de projetos será considerado diferencial;
- Experiência consolidada no Planejamento de Execução de Obra de Montagem Eletromecânica, preferencialmente, no segmento de mineração;
- Vivência com leitura e interpretação de desenhos eletromecânicos;
- Conhecimento de ferramentas de gestão de projetos;
- Disponibilidade total para trabalhar em campo;
- CREA ativo;
- Desejável inglês avançado;
- Familiaridade com Primavera e Excel.
Posição para Mariana/MG
Analista de RH
Atividades:
- Desenvolver e implementar programas de treinamento e desenvolvimento de ponta a ponta, alinhados às estratégias do negócio e à cultura organizacional;
- Criação de conteúdo educacional (materiais didáticos, roteiros, apresentações, vídeos, módulos online) e a curadoria de recursos de aprendizagem;
- Atuar como facilitador ou instrutor em algumas sessões, conduzindo treinamentos presenciais ou virtuais quando necessário;
- Acompanhar indicadores de desempenho das inciativas de aprendizagem e elaborar relatórios gerenciais;
- Explorar o uso de tecnologias emergentes, incluindo a Inteligência Artificial;
- Administrar plataformas de aprendizado para disponibilizar e acompanhar os treinamentos;
- Gerir fornecedores de soluções educacionais, desde a seleção até o acompanhamento da entrega e avaliação dos resultados;
- Fazer a gestão do orçamento de treinamento.
Requisitos:
- Superior completo em Psicologia, Pedagogia, Administração, Recursos Humanos ou áreas correlatas;
- Experiência em T&D em empresas de médio e grande porte;
- Necessário expertise em desenvolvimento de treinamentos presenciais e online;
- Conhecimento em metodologias de aprendizagem e plataformas LMS;
- Imprescindível Excel Intermediário.
Local: Mariana/MG
Analista de RH (Cultura Organizacional e De&i) – Temporária
Atividades:
- Desenvolver e implementar iniciativas que fortaleçam a cultura organizacional e a vivência dos valores da empresa no dia a dia;
- Apoiar líderes e equipes na compreensão e prática da cultura organizacional;
- Integrar os princípios da cultura organizacional em processos como onboarding, reconhecimento, desenvolvimento e comunicação interna;
- Facilitar workshops, treinamentos e campanhas de cultura e propósito;
- Apoiar áreas técnicas na execução de planos e melhoria de processos para garantir consistência nas ações culturais;
- Monitorar tendências e boas práticas de cultura organizacional no mercado.
Requisitos:
- Superior completo em Psicologia, Pedagogia, Administração, Recursos Humanos ou áreas correlatas;
- Experiência na condução de projetos de evolução cultural e/ou diversidade e equidade;
- Necessário disponibilidade de viagens;
- Imprescindível interesse e disponibilidade para trabalho temporário.
Local: Belo Horizonte/MG
Supervisor (a) de Manutenção Elétrica
Principais Responsabilidades:
- Execução e supervisão de manutenção elétrica;
- Tomada de decisão e responsabilidade pelos resultados;
- Gestão de metas, indicadores e custos;
- Gestão de segurança e conformidade operacional;
- Organização e padronização operacional.
Requisitos:
- Graduação em Engenharia Elétrica;
- Sólido conhecimento técnico na área;
- Vivência em rotinas de manutenção elétrica com foco em equipamentos industriais;
- Maturidade em posição de liderança.
Local: Anchieta (ES)
Supervisor (a) de Manutenção Mecânica
Principais Responsabilidades:
- Execução e supervisão das rotinas de manutenção mecânica;
- Gestão de segurança e conformidade operacional;
- Tomada de decisão e responsabilidade pelos resultados;
- Gestão de desempenho, pessoas e clima organizacional;
- Gestão de metas, indicadores e custos;
- Organização e padronização operacional.
Requisitos:
- Graduação em Engenharia Mecânica;
- Sólido conhecimento técnico na área;
- Vivência em rotinas de manutenção mecânica com foco em equipamentos industriais;
- Maturidade em posição de liderança.
Local: Anchieta (ES)
Como se candidatar
A candidatura nas vagas da Samarco pode ser feita pela página de recrutamento da empresa no site VAGAS, disponível em trabalheconosco.vagas.com.br/samarco. Aos contratados, a empresa oferece benefícios, como:
- Programa de Participação nos Resultados
- Vale-alimentação
- Vale-refeição
- Restaurante interno
- Previdência privada
- Plano de Saúde
- Auxílios Educacionais
- Transporte
- Cesta de natal
- Licença Adoção
- Auxílio-creche
- Uniforme
- Feriado no período de férias
- Cooperativa de crédito (Credisam)
- Gympass
- Auxílio doença e funeral
- Seguro de vida