Samarco 48 anos – conheça quem somos
PUBLICIDADE
Ad 11

Carlos Viana e Marília Campos lideram cenários na disputa pelo Senado, aponta pesquisa

Carlos Viana e Marília Campos lideram cenários na disputa pelo Senado, aponta pesquisa
Diferenças entre primeiros colocados ficam dentro da margem de erro em dois cenários — Crédito: Guilherme Bergamini/ALMG e Roque de Sá/Agência Senado

A disputa pelas duas cadeiras mineiras no Senado, em 2026, aparece aberta e com variações relevantes conforme o conjunto de candidatos testado. Em três cenários estimulados, a pesquisa do Real Time Big Data indica liderança numericamente apertada e diferenças dentro da margem de erro entre os primeiros colocados. O estudo ouviu 1.500 eleitores em 51 municípios entre 11 e 13 de agosto, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

No cenário 1 (consolidado em 100% e válidos), Marília Campos (PT) lidera com 19%, seguida de Carlos Viana (Podemos) com 18%, Alexandre Silveira (PSD) com 14%, Jornalista Eduardo Costa (Cidadania) com 12% e Marcelo Aro (PP) com 11%. Na sequência, aparecem Eros Biondini (PL) e Áurea Carolina (PSOL), ambos com 7%, Domingos Sávio (PL) com 6%, Cristiano Caporezzo (PL) com 3%, Euclydes Pettersen (Republicanos) com 2% e Vile (PL) com 1%. A diferença de um ponto entre a primeira e o segundo colocado está dentro da margem, configurando empate técnico.

No cenário 2, Carlos Viana assume a ponta com 27%, à frente de Alexandre Silveira (21%), Marcelo Aro (19%), Áurea Carolina (16%), Domingos Sávio (11%) e Euclydes Pettersen (6%). A distância entre o primeiro e o segundo cresce nesse arranjo, mas as posições intermediárias seguem próximas.

No cenário 3, Carlos Viana aparece com 20% e enfrenta dupla pressão: Alexandre Silveira e Jornalista Eduardo Costa marcam 17% cada, enquanto Marcelo Aro tem 16% e Áurea Carolina 11%. Completam a lista Eros Biondini (7%), Andreia de Jesus (PT) (5%), Euclydes Pettersen (4%) e Vile (3%). As diferenças entre o líder e os oponentes imediatos voltam a ficar dentro da margem, indicando nova situação de empate técnico.

PUBLICIDADE
Ad 14

A pesquisa também mediu rejeição múltipla (“não votaria de maneira alguma”). Carlos Viana lidera o indicador com 41%, seguido por Marília Campos (36%), Áurea Carolina (30%), Jornalista Eduardo Costa (22%), Andreia de Jesus (21%), Domingos Sávio (15%), Alexandre Silveira e Marcelo Aro (ambos 14%), Eros Biondini (12%), Euclydes Pettersen (12%), Vile (12%) e Cristiano Caporezzo (11%). Rejeição elevada pode limitar o potencial de crescimento em etapas posteriores da campanha.

Metodologia

A amostra é de 1.500 entrevistas presenciais e telefônicas em 51 cidades, entre 11 e 13 de agosto de 2025, com margem de erro de ±3 pontos e 95% de confiança. Resultados “consolidados e válidos” excluem nulos e indecisos para efeito de ranking; os percentuais podem variar conforme o conjunto de nomes testado.

O Real Time Big Data também mediu as intenções de voto ao governo do estado. Veja aqui!

COMENTÁRIOS