A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, venerada no altar-mor da Matriz de Cachoeira do Campo, será coroada solenemente em 8 de setembro. A concessão da Coroação Pontifícia foi autorizada pelo Papa Leão XIV, após solicitação feita pelo pároco local, Padre Harley Lima, com apoio da comunidade.
Segundo o sacerdote, o pedido enviado a Roma foi acompanhado de registros históricos e testemunhos que comprovam a devoção mantida ao longo de gerações. A imagem, datada de mais de 300 anos, foi trazida de Portugal durante o período colonial.
A celebração ocorrerá às 19h, com missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, responsável por colocar a coroa sobre a imagem. O ato é reconhecido pela Igreja como confirmação da fé enraizada na comunidade. Em 1963, Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, também recebeu a mesma honraria, concedida pelo Papa João XXIII.
Tradição preservada
De acordo com registros da Arquidiocese de Mariana, a imagem chegou ao distrito em 1719, trazida de Portugal em uma comitiva com destino a Morro Vermelho, em Caeté.
Ao parar na atual Praça Filipe dos Santos, os bois que transportavam a imagem se recusaram a seguir viagem diante de um templo dedicado a Nossa Senhora de Nazaré. O episódio foi interpretado como sinal divino e a imagem permaneceu em Cachoeira do Campo, substituindo outra menor já existente. Para os fiéis, o fato é prova de que a Virgem teria escolhido o local como morada.