Samarco 48 anos – conheça quem somos
PUBLICIDADE
Ad 11

Museu Casa dos Inconfidentes, em Ouro Preto, será fechado para restauração completa

Ouro Preto inicia restauração do Museu Casa dos Inconfidentes, fechado por 180 dias
Museu Casa dos Inconfidentes foi um dos locais a abrigar as reuniões dos envolvidos na Inconfidência Mineira — Crédito: Ane Souz

O Museu Casa dos Inconfidentes, no bairro Vila Aparecida, em Ouro Preto, será fechado a partir da próxima quarta-feira (27 de agosto) para uma reforma completa. O imóvel, lembrado pela tradição oral como ponto de encontro de integrantes da Inconfidência Mineira, passará por obras de restauração avaliadas em R$ 700 mil.

O projeto inclui a troca de telhado, forros, pisos e estruturas de madeira, além da recuperação de esquadrias e pintura. A modernização das instalações elétricas, internas e externas, também está prevista, assim como o paisagismo do entorno. Um sistema de prevenção e combate a incêndios será implantado. O prazo estimado para a conclusão é de 180 dias.

Os recursos vêm do orçamento municipal, com parte viabilizada por emendas parlamentares. A gestão da obra ficará sob responsabilidade do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

PUBLICIDADE
Ad 14

Patrimônio e memória

Conhecida desde o século XIX como Chácara dos Inconfidentes, a casa pertenceu ao capitão-mor José Alves Maciel, pai de José Álvares Maciel e sogro de Francisco de Paula Freire de Andrade, dois nomes de destaque no movimento de 1789. Ela foi um dos locais a abrigar as reuniões dos envolvidos na Inconfidência Mineira.

Transformada em museu, a residência preserva um acervo de mobiliário dos séculos XVIII e XIX. O espaço funciona como uma janela para o passado, complementada pela paisagem que remete à antiga Vila Rica, berço de manifestações artísticas, literárias e políticas do período colonial.

COMENTÁRIOS