Samarco 48 anos – conheça quem somos
PUBLICIDADE
Ad 11

Alencar da Silveira Jr. é eleito conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais

Alencar da Silveira Jr. é eleito conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais
Eleição foi comunicada ao governador Romeu Zema para nomeação oficial — Crédito: Ramon Bitencourt/ALMG

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT), atual 2º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi eleito nesta quarta-feira, 27 de agosto, para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Parlamentar em seu oitavo mandato consecutivo, Alencar recebeu 65 votos favoráveis, em sessão que teve como pauta exclusiva a escolha do novo conselheiro. Ele foi candidato único e ocupará a vaga aberta após a aposentadoria do ex-conselheiro José Alves Viana, em março de 2024.

Processo de escolha

O nome de Alencar foi formalizado em 10 de julho, por meio do Requerimento 12.678/25, e submetido à avaliação de uma comissão especial. A sabatina ocorreu em 15 de julho, quando o parecer foi aprovado por unanimidade. A eleição no plenário confirmou a indicação, que será comunicada ao governador Romeu Zema, responsável pela nomeação oficial.

PUBLICIDADE
Ad 14

Discurso e trajetória política

Após a votação, Alencar destacou os desafios da vida parlamentar e relatou episódios pessoais para exemplificar a dedicação exigida pelo cargo. Em suas palavras, o exercício do mandato envolve abrir mão de finais de semana e convívio familiar para atender às demandas públicas.

Jornalista e radialista, Alencar iniciou a carreira política em 1988, quando foi eleito o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Belo Horizonte naquela legislatura. Desde 1994, exerce sucessivos mandatos como deputado estadual. Também preside o Conselho de Administração do América Futebol Clube e integra entidades de cronistas esportivos e políticos.

Funções do TCE-MG

O Tribunal de Contas de Minas Gerais é composto por sete conselheiros – quatro escolhidos pela Assembleia Legislativa e três indicados pelo governador. O órgão tem como atribuições o controle externo das contas públicas, a análise das prestações de contas do governador e dos prefeitos, além de auditorias em órgãos estaduais e municipais.

COMENTÁRIOS