PUBLICIDADE
Ad 11

Fórum das Letras de Ouro Preto chega à 20ª edição com tema tradução e imaginários

Fórum das Letras de Ouro Preto chega à 20ª edição com tema tradução e imaginários
Crédito: Eduardo Trópia

Ouro Preto receberá entre 17 e 20 de setembro a 20ª edição do Fórum das Letras, que terá como tema central “Tradução e Imaginários”. O evento, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), se consolidou ao longo de duas décadas como um dos principais encontros literários do país e, em 2025, integra a programação da Saison Croisée França-Brasil.

A conferência de abertura ficará a cargo de Jacyntho Lins Brandão, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tradutor e atual presidente da Academia Mineira de Letras. Autor de livros de poesia, teatro e traduções de obras clássicas, Brandão abrirá a programação discutindo a multiplicidade das práticas tradutórias.

A curadoria do encontro é compartilhada entre Guiomar de Grammont, idealizadora do Fórum, e as professoras Mônica Gama, Rita Lages, Maria Rita Viana e Larissa Lagos, do curso de Letras da UFOP. A proposta é discutir a tradução em suas várias dimensões, da linguagem verbal ao gesto, da música às imagens, incorporando também expressões táteis e espaciais.

Diversidade em pauta

A edição deste ano contará com a participação de Sony Ferseck, escritora indígena da etnia Makuxi, também conhecida como Wei Paasi. Doutora em Literatura, ela é cofundadora da Wei Editora, primeira iniciativa editorial independente de Roraima voltada para autores indígenas. Seu trabalho literário destaca a ancestralidade e a resistência das mulheres originárias.

Sony dividirá mesa com o poeta e roteirista Daniel Massa, que há mais de uma década atua em projetos no Território Indígena do Xingu. Já a pesquisadora trans Feibriss Cassilhas, professora da UFBA, participa de mesa sobre tradução e diáspora negra, ao lado da tradutora Stephanie Borges, com mediação de Larissa Lagos.

Participações internacionais

PUBLICIDADE
Ad 25
PUBLICIDADE
Ad 14

A programação também destaca nomes internacionais, como o poeta congolês radicado na França Gabriel Mwene Okundji, premiado em diversos países africanos e europeus. Ele participará da mesa de abertura com o tradutor Guilherme Gontijo Flores, poeta e professor da UFPR.

O encerramento terá uma das conversas mais aguardadas: Paulo Lins, autor de Cidade de Deus, dialogará com o haitiano Jean d’Amériques, poeta, dramaturgo e rapper, reconhecido pela escrita crítica e performática. O debate será mediado por Guiomar de Grammont.

Outros convidados incluem o professor francês Michel Riaudel, da Sorbonne Université, especialista em literatura brasileira, e o jornalista franco-brasileiro Bruno Meyerfeld, correspondente do Le Monde no Brasil.

Atividades para crianças

O Fórum das Letrinhas, braço infantil do evento, terá programação na Biblioteca Municipal de Ouro Preto. Entre as atividades, está um encontro de estudantes da rede pública com o quadrinista Wellington Srbek, autor de adaptações de clássicos de Machado de Assis para os quadrinhos.

Duas décadas de história

Criado em 2005, o Fórum das Letras acompanha momentos relevantes do cenário nacional, como o desastre de Mariana, em 2015, e o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Ao longo dos anos, o evento já reuniu nomes como Conceição Evaristo, Adélia Prado, Nélida Piñon, Emicida, Laerte e Milton Hatoum, além de autores internacionais como Mia Couto, Pepetela e Valter Hugo Mãe.

COMENTÁRIOS