O 244º Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos teve início oficial na noite de sábado (6 de setembro), em Congonhas, com a procissão que levou a imagem peregrina de Jesus Cristo da Igreja São Geraldo, no bairro Dom Oscar, até o Santuário do Senhor Bom Jesus.
Após a caminhada, os fiéis participaram de uma missa solene presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que declarou aberta a festividade religiosa. O Jubileu seguirá até o domingo (14), reunindo missas, confissões, momentos de adoração, homenagens e novas procissões.

Celebração da fé em Congonhas
O evento é organizado pela Arquidiocese de Mariana, por meio da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus, com apoio da Prefeitura de Congonhas em questões de ordem pública e logística. A celebração é reconhecida como a principal expressão da religiosidade católica do município, que carrega o título de “Capital Mineira da Fé”.
Durante a homilia, Dom Airton destacou a importância do encontro anual entre romeiros e devotos em Congonhas. “Vir a Congonhas uma vez por ano não é apenas uma viagem diferente das outras. Saímos de casa para participar do Jubileu porque queremos nos encontrar com o Bom Jesus”, afirmou. O arcebispo reforçou ainda que o compromisso renovado no Jubileu é de anunciar o Reino de Deus e viver a fé com devoção e piedade.
Ano Santo e Jubileu da Esperança
Em sua pregação, o arcebispo lembrou que a edição de 2025 do Jubileu de Congonhas se insere em um contexto especial para a Igreja Católica. Segundo ele, o Papa Francisco proclamou este ano como o Jubileu da Esperança, vivido em todas as dioceses do mundo. “Neste Jubileu do ano santo, vivemos também o Jubileu do Bom Jesus”, disse Dom Airton.
Jubileus em sintonia
Neste ano, duas celebrações históricas acontecem em Minas Gerais. Enquanto Congonhas recebe milhares de fiéis para o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Caeté realiza o 150º Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado.
A imagem da padroeira mineira também estará presente em Congonhas ao longo da programação. Após chegar à Igreja Matriz Mãe da Igreja, no bairro Jardim Profeta, a imagem será acolhida neste domingo (7) na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, no distrito de Alto Maranhão, às 14h.
Às 16h, haverá bênção aos peregrinos e procissão em direção ao Santuário, inicialmente acompanhada por veículos antigos até a Praça Bandeirantes. A partir dali, o trajeto será percorrido apenas a pé, reforçando o caráter devocional da caminhada.