Governo Federal anuncia comitê para monitorar caso de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol

Pedro Vitor Silva
2 MIN DE LEITURA
Governo Federal anuncia comitê para monitorar caso de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol
Ministro da Justiça coordena investigações para identificar falsificação de bebidas — Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta terça-feira (7), a criação de um comitê para monitorar os casos de adulteração de bebidas destiladas com metanol pelo país. Segundo o Ministério, o grupo de trabalho terá a função de troca de informações entre o Governo Federal e o setor produtivo, com o objetivo de acelerar ações de controle e fiscalização.

A medida foi tomada pelo governo em reunião realizada com representantes de empresas de bebidas e organizações de combate à falsificação, na capital federal.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado ontem, o Brasil registra 17 casos por intoxicação por metanol, sendo 15 em São Paulo e 2 no Paraná, e 200 casos permanecem sob investigação.

Lewandowski disse que o objetivo não é prejudicar o setor de bebidas, mas separar o “joio do trigo” para identificar falsificadores.

Criação de Comitê de Monitoramento em Mariana-MG

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, aprovou a formação de um comitê de monitoramento para prevenção de casos de intoxicação por metanol. A medida, publicada no Diário Oficial do Município, nomeia 14 servidores da saúde municipal para planejar e desenvolver ações preventivas de conscientização da população por adulteração de bebidas suspeitas.

A equipe recebeu um plano desenvolvido para orientar os profissionais da saúde a realizar um atendimento eficaz para a população. Em caso de sintomas como dor de cabeça intensa, alterações no nervo óptico, visão turva ou borrada, é necessário buscar atendimento na unidade básica de saúde o mais rápido possível. Há casos em que a intoxicação pode evoluir para redução da acuidade visual e, nos casos mais graves, cegueira irreversível.

No último domingo, Duarte negou a existência de qualquer caso de intoxicação por metanol no município. A declaração foi feita em vídeo publicado em suas redes sociais, após circularem rumores sobre um suposto jovem contaminado na cidade.

Compartilhar essa notícia
Graduando em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Gosto de política, Fórmula 1 e uma boa prosa.