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Ouro Preto ganha reforço na promoção turística com nova parceria entre Rede Minas e Cidades Históricas

O município de Ouro Preto vai contar com um novo impulso na promoção de seu potencial turístico e cultural. A cidade, integrante da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), será beneficiada por uma parceria entre a entidade e a Rede Minas, firmada na terça-feira (7), durante o III Fórum de Patrimônio Cultural – Vivenciar o Patrimônio: do Antropocentrismo à Paisagem Cultural, realizado em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Ouro Preto ganha reforço na promoção turística com nova parceria entre Rede Minas e Cidades Históricas
Crédito: Divulgação/ PMOP

O acordo tem como objetivo fortalecer a divulgação dos destinos turísticos mineiros e valorizar o patrimônio histórico e natural do estado. A iniciativa prevê ações conjuntas de comunicação e produção audiovisual, destacando o legado cultural das cidades que formam o circuito das históricas.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que preside a Associação, participou da cerimônia de assinatura ao lado do prefeito anfitrião Raimundo Nonato de Barcelos, além de outros gestores municipais, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pesquisadores e integrantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

Fórum em São Gonçalo do Rio Abaixo reuniu prefeitos e pesquisadores — Crédito: Divulgação/PMOP
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Setembro Amarelo

A programação do fórum incluiu palestras, mesas temáticas e uma reunião de trabalho da Associação das Cidades Históricas, onde foram discutidas estratégias para integrar ainda mais a preservação do patrimônio às políticas de desenvolvimento turístico sustentável.

A Rede Minas, emissora pública de televisão com programação voltada à cultura, educação e cidadania, transmite conteúdo 24 horas por dia e está presente em mais de 700 municípios mineiros. Com a nova parceria, o canal deve incluir na grade produções especiais, reportagens e séries dedicadas às cidades históricas, contribuindo para a formação de uma rede colaborativa de divulgação e educação patrimonial.

O convênio marca um novo capítulo na integração entre os meios de comunicação e a gestão cultural em Minas Gerais, reforçando o papel das cidades históricas como símbolos vivos da identidade mineira e do turismo sustentável.

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