Ouro Preto ultrapassou as metas de alfabetização projetadas até 2027, segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O levantamento mostra que, em 2024, o município registrou 71,36% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, superando a meta prevista de 59,55% para o ano e as projeções dos três anos seguintes.
O resultado coloca Ouro Preto no nível 4 do indicador, que corresponde a municípios com taxa de alfabetização entre 70% e 80%. No contexto estadual, Minas Gerais ocupa a terceira posição nacional, com mais de 72% das crianças alfabetizadas. No estado, 648 municípios atingiram o patamar de 79,2% de alfabetização, 64 ainda não possuem meta definida e 106 não alcançaram o índice estabelecido.
As avaliações são realizadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Todas as escolas municipais do 1º ao 9º ano participam do processo, que serve como base para monitorar o desempenho dos estudantes e orientar ações pedagógicas. O município concluiu, entre setembro e outubro de 2025, o terceiro ciclo de aplicação da avaliação, antecedendo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A coordenadora municipal de Educação Infantil, Adriana Rodrigues, afirma que o avanço é resultado de acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos e de um trabalho conjunto entre escolas e rede de ensino. Segundo ela, o foco na Educação Infantil tem papel essencial, pois as crianças dessa etapa participarão das próximas avaliações.
Ouro Preto aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no início de 2024. O programa é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida em regime de colaboração entre União, estados e municípios. Seu objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, além de apoiar a recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano.
A política utiliza como referência a escala de proficiência do Saeb, que considera o nível mínimo de alfabetização a partir de 743 pontos. Com base nesse indicador, foram definidas metas anuais até 2030, quando o país pretende universalizar a alfabetização infantil.












