sexta-feira, 21 novembro 2025
CapaOuro PretoTemporada de Concertos na Casa da Ópera em Ouro Preto recebe 4ª edição

Temporada de Concertos na Casa da Ópera em Ouro Preto recebe 4ª edição

Dia 28 de setembro, sábado, acontece a 4ª edição do projeto Concertos na Casa da Ópera.

Durante cinco meses, a cidade de Ouro Preto (MG) recebe artistas renomados da música erudita para únicas apresentações, uma por mês, todas com acesso livre e entrada franca.

Na ocasião, Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos apresentam o espetáculo 3 Brasis.

Palco desta temporada, a Casa da Ópera de Ouro Preto é considerada o teatro mais antigo em atividade do Brasil, inaugurado em 1770.

Adentrar seus aposentos, carregados de histórias, para apreciar música erudita é uma rica viagem ao tempo passado.

Sem nenhuma intervenção de equipamentos eletrônicos, a vivência se intensifica de forma mais pura e completa, tornando-se uma experiência quase única nos dias atuais.

Na quarta edição do projeto recebemos o espetáculo 3 Brasis, apresentado pelo músicos Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos.

Espetáculo originado do álbum, 3 Brasis mostra o encontro inusitado entre viola caipira, violoncelo e clarineta.

A temporada de Concertos na Casa da Ópera é uma realização do grupo UN Music e parceria com a Holofote Cultural a partir de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Conta com o patrocínio da Oi e com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e da Casa de Ópera de Ouro Preto.

Sobre 3 Brasis O álbum 3 Brasis é uma obra inovadora que reúne três distintas e marcantes expressões.

O enfoque do encontro são os toques regionais brasileiros da viola caipira, de 10 cordas, ao lado de uma formação inédita e inusitada: violoncelo e clarineta.

O projeto que reúne os músicos Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos homenageia a cultura brasileira, a Folia de Reis, Guimarães Rosa e o maestro Villa-Lobos, entre outros temas.

Chico Lobo tem a viola presente em sua vida, desde os 14 anos de idade.

Ele é violeiro, cantador, compositor, arranjador, produtor e diretor musical, além de apresentador de programas de TV e rádio.

Raro um artista agregar reconhecido talento em tantas atividades, e todas elas dedicadas à difusão da cultura da viola caipira.

Apontado pela crítica como um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de valorização e divulgação da viola caipira no Brasil e exterior, Chico Lobo tem o orgulho de ser compositor e cantor caipira.

Sua obra reflete o seu enorme respeito por este instrumento mágico e encantador: a viola brasileira (viola de 10 cordas).

Márcio Malard é um dos violoncelistas brasileiros que mais ocupou a cadeira de primeiro violoncelista de orquestras sinfônicas.

O experiente músico tem 40 anos à frente da Sinfônica Brasileira, com a qual excursionou pela Europa, Estados Unidos e Canadá.

Também trabalhou em shows como músico de artistas como Wagner Tiso, Tom Jobim, Maria Bethânia e Caetano Veloso.

Paulo Sérgio Santos é clarinetista consagrado e considerado um dos maiores especialistas no seu instrumento no País.

É integrante do Quinteto Villa-Lobos, com o qual se apresentou pelo Brasil e em vários países.

SERVIÇO Concertos na Casa da Ópera – junho a outubro/2019 4ª edição: 28 de setembro de 2019 (sábado) Atração: 3 Brasis com Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos Horário: 20h30 Local: Casa da Ópera de Ouro Preto (R.

Brg.

Musqueira, 104, Ouro Preto – MG) Entrada franca Retirada de ingresso: https://www.sympla.com.br/concertos-na-casa-da-opera–3-brasis-com-chico-lobo-marcio-malard–paulo-sergio-santos__649447 Classificação livre Programação completa 06/06 | Sylvia Klein & Wagner Sander 26/07 | Lumia com Henrique Roscoe e Joana Boechat 31/08 | Quarteto Guignard 28/09 | 3 Brasis com Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos 26/10 | Vitor Araujo Veja também: Mina du Veloso, em Ouro Preto, é vencedora do Prêmio Rodrigo de Patrimônio Cultural

CONTINUE SUA LEITURA

Cheque outras editorias:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM: