sexta-feira, 21 novembro 2025
CapaOportunidadesAmpliação de fábrica Nestlé em MG deve gerar mil empregos

Ampliação de fábrica Nestlé em MG deve gerar mil empregos

Minas Gerais recebeu mais um anúncio de grande investimento no setor alimentício. A Nestlé vai destinar R$ 450 milhões à ampliação e modernização da fábrica de cápsulas Nescafé Dolce Gusto instalada em Montes Claros, no Norte do estado.

O aporte deve criar cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos. Com a conclusão das obras, o quadro fixo de funcionários da unidade crescerá em 50% em relação aos atuais 230 colaboradores, fortalecendo a economia regional. Na primeira fase da ampliação da unidade, com início de operação prevista para o segundo semestre de 2026, contará com a criação de cerca de mil empregos diretos e indiretos.

A planta de Montes Claros já é considerada estratégica para a Nestlé. Desde 2020, todos os lançamentos da linha Dolce Gusto são desenvolvidos na unidade mineira, que atende o mercado brasileiro e exporta para nove países da América Latina, como México, Chile e Argentina.

O projeto de expansão conta com apoio técnico do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, o anúncio mostra a competitividade do estado para atrair grandes projetos. “Esse investimento vem consolidar um novo momento de oportunidades para o Norte de Minas, além de fortalecer o estado como polo de inovação e sustentabilidade no setor de cafés”, afirmou.

Expansão e modernização

A ampliação, anunciada nesta semana, prevê um acréscimo de 7 mil metros quadrados à área industrial, com novas linhas de produção de cápsulas e bebidas à base de café. Também será implantada uma seção dedicada ao envase de sachês de café solúvel. A primeira fase da expansão deve entrar em operação em 2026, e a conclusão total está prevista para 2028.

Ao final do processo, a capacidade produtiva da fábrica em Minas Gerais será 40% maior. A unidade é a única da linha Dolce Gusto nas Américas e uma das cinco da marca no mundo.

Lucas Ferreira, gerente de Agronegócios, Alimentos, Bebidas, Químicos e Embalagens da Invest Minas, destacou a importância da parceria. “Projetos como esse fortalecem a cadeia produtiva e consolidam Minas como destino estratégico para grandes investimentos.”

Sustentabilidade em destaque

A fábrica de Montes Claros é pioneira em práticas sustentáveis na Nestlé. Foi a primeira do grupo a receber a certificação Triplo Zero, que garante operação sem captação de água da natureza, neutralização de emissões de gases de efeito estufa e descarte zero de resíduos em aterros. Com a expansão, a companhia pretende manter os padrões de economia verde e alinhamento às metas globais de sustentabilidade, além de atender às exigências da legislação ambiental mineira.

CONTINUE SUA LEITURA

Cheque outras editorias:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM: