O Atlético-MG entra em campo contra o Fortaleza nesta quarta-feira (16), às 21h45, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, com uma lista extensa de desfalques. O técnico Gabriel Milito terá que lidar com 13 ausências, entre suspensos, lesionados e jogadores convocados para as Eliminatórias da Copa. Dentre os principais nomes fora do jogo estão Hulk, Deyverson e Lyanco (suspensos), além de atletas lesionados como Bernard e Guilherme Arana. Com foco na Copa do Brasil, Milito também optou por poupar jogadores importantes, como Paulinho e Battaglia.
O Atlético está próximo de confirmar a saída de mais um atleta na atual temporada. O volante Paulo Vitor, de 20 anos, tem negociações avançadas para assinar contrato de empréstimo com o Criciúma. O jogador, revelado nas categorias de base do clube mineiro, estreou pelo time profissional em 2023 e atuou em 14 partidas sob o comando de Gabriel Milito no último ano. A informação foi divulgada inicialmente por Thiago Fernandes e confirmada pela Rádio 98. Caso a transferência se concretize, Paulo Vitor será o décimo atleta a deixar o Galo entre o fim de 2024 e o início de 2025.
Reformulação do elenco segue intensa
A saída de Paulo Vitor ocorre em um momento de grande reformulação no elenco do Atlético. Nos últimos meses, o clube concretizou uma série de negociações envolvendo jogadores que fizeram parte do grupo na temporada anterior. Entre vendas, empréstimos e términos de contrato, o time mineiro já soma dez saídas confirmadas.
A lista inclui nomes importantes, como Matías Zaracho, negociado com o Racing, e Paulinho, vendido ao Palmeiras. Outro jogador que deixou a equipe foi Mauricio Lemos, que acertou sua transferência para o Vasco. Já Battaglia retornou ao futebol argentino ao ser vendido para o Boca Juniors. Entre as rescisões, o Galo optou por não renovar os contratos de Vargas, Mariano e Alan Kardec. Além disso, o goleiro Matheus Mendes foi emprestado ao América-MG, enquanto Robert Santos seguiu para o Atlético-GO.
As movimentações indicam uma mudança significativa na estrutura do time. A diretoria do Atlético busca equilibrar as finanças e abrir espaço para novas contratações e oportunidades a jogadores mais jovens.
Saídas confirmadas do Atlético
- Paulo Vitor – Empréstimo ao Criciúma
- Robert Santos – Empréstimo ao Atlético-GO
- Zaracho – Vendido para o Racing
- Battaglia – Vendido para o Boca Juniors
- Paulinho – Vendido para o Palmeiras
- Matheus Mendes – Empréstimo ao América-MG
- Mauricio Lemos – Negociado com o Vasco
- Vargas – Fim de contrato
- Mariano – Fim de contrato
- Alan Kardec – Fim de contrato
Com a saída de dez jogadores, o Atlético deve seguir atento ao mercado em busca de reforços. A reformulação segue sendo uma prioridade para a comissão técnica e a diretoria alvinegra.
Quem está fora do Atlético-MG?
As ausências do Atlético incluem jogadores em diferentes situações. Hulk e Deyverson, suspensos, são dois dos principais desfalques no ataque. No meio de campo, o clube não poderá contar com Zaracho, que está no departamento médico, e Alan Franco, convocado para sua seleção. Além disso, o zagueiro Junior Alonso e o atacante Vargas também foram convocados por suas seleções. A situação mais crítica é a defesa, com jogadores como Guilherme Arana e Rubens fora por lesão, complicando ainda mais as opções do treinador.
Impacto dos desfalques e escalação
Diante de tantos problemas, o Atlético-MG entrará em campo com uma formação mista, dando oportunidade para jovens promessas e jogadores que não vinham sendo tão utilizados. Entre os titulares, apenas o goleiro Everson, o volante Otávio e o meia-atacante Scarpa estão confirmados. A expectativa é que jogadores como Bruno Fuchs, Rômulo e Alisson ganhem minutos importantes.
Provável escalação do Atlético-MG: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Rabello, Rômulo; Otávio, Fausto Vera, Igor Gomes; Scarpa, Alisson e Alan Kardec.
Fortaleza em alta e favoritismo
O Fortaleza, por sua vez, vive um bom momento, ocupando a terceira posição na tabela, com 55 pontos, e segue invicto como mandante no Brasileirão. Com o apoio de sua torcida, o time comandado por Juan Pablo Vojvoda se apresenta como favorito, especialmente com o Atlético-MG tão desfalcado. O Leão do Pici busca aproveitar a fragilidade do adversário para seguir na briga pelo G-4.
Provável escalação do Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Cardona, Bruno Pacheco; Hércules, Rossetto, Pochettino; Pikachu, Moisés e Lucero.
Arbitragem
O árbitro Rafael Rodrigo Klein (RS) será o responsável pelo jogo, com o apoio da assistente Neuza Inês Back (SP) e do assistente Michael Stanislau (RS). No VAR, estará Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE).
Onde assistir ao vivo
O jogo será transmitido ao vivo pela Globo e pelo canal Premiere, permitindo que torcedores em todo o Brasil acompanhem o confronto decisivo.