O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, anunciou nesta segunda-feira, 5 de janeiro, por meio de suas redes sociais, a conclusão do processo de descaracterização da Barragem de Campo Grande, localizada na Mina de Alegria, operada pela Vale.
Segundo o prefeito, o comunicado foi enviado pela própria empresa, por meio do gerente de descaracterização de barragens, Tiago Ribeiro. No documento, a Vale informa que a estrutura, construĆda pelo mĆ©todo a montante, teve as obras encerradas e deixou de operar como barragem de rejeitos.
Em vĆdeo publicado no Instagram, Juliano afirmou que a medida representa um passo importante para o municĆpio:
āĆ menos uma barragem a montante em Mariana, mais seguranƧa para a nossa população e tambĆ©m para a mineraçãoā, disse.
De acordo com o prefeito, a Barragem de Campo Grande Ć© a 19ĀŖ estrutura a montante da Vale a ter o processo de descaracterização concluĆdo. Com isso, a empresa afirma ter alcanƧado 63% das 30 descaracterizaƧƵes previstas.
O que significa descaracterizar uma barragem
A descaracterização é o processo que transforma a estrutura que antes armazenava rejeitos em uma Ôrea estÔvel, sem função de barragem, reduzindo riscos ambientais e de segurança.
Essas intervenções ganharam prioridade após os rompimentos registrados em Minas Gerais na última década, reforçando a necessidade de novos padrões de engenharia, fiscalização e transparência.
Mineração e segurança em Mariana
Mariana tem a mineração como um dos pilares da economia local, gerando empregos, arrecadação e movimentando cadeias de serviços. Ao mesmo tempo, convive com o desafio de garantir segurança ambiental e social.
Nos Ćŗltimos anos, o municĆpio passou a acompanhar mais de perto:
- planos de emergĆŖncia
- relatórios de estabilidade
- medidas de descaracterização e monitoramento
A conclusão da obra na Barragem de Campo Grande é apresentada pela gestão municipal como parte desse processo de fortalecimento da confiança pública.
O prefeito destacou ainda que o monitoramento continuarĆ”:
āSeguimos vigilantes, acompanhando os documentos e as aƧƵes para garantir tranquilidade Ć s famĆlias que vivem próximas Ć s Ć”reas de mineraçãoā, afirmou.

