Especial Campeonato Mineiro 2020: Boa Esporte, o clube polêmico de Varginha

Maicon Costa
7 MIN DE LEITURA

Dando continuidade a série de matérias especiais sobre os clubes que disputarão a divisão principal do Campeonato Mineiro, que começa já na semana que vem, no dia 22 de janeiro, trazemos um time de grande representatividade do futebol mineiro, o Boa Esporte Clube, de Ituiutaba.

O clube fundado em 1947 já soma 72 anos de existência com muita tradição na região do Triângulo Mineiro. O Boa Esporte já disputou, incluindo o Módulo I e II, 22 vezes o Campeonato Mineiro, além de oito participações na Copa do Brasil, nove no Campeonato Série C e sete na Série B.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Boa Esporte, o clube polêmico de Varginha
Boa é figurinha carimbada no Campeonato Mineiro – Créditos da foto: Divulgação/Boa EC

A sala de troféus do Boa Esporte é bem recheada, o clube já conquistou um Campeonato Série C em 2016, dois títulos de Campeão Mineiro do Módulo II em 2004 e 2011, além de ter sido quatro vezes campeão do interior no Campeonato Mineiro em 2008, 2009, 2014 e 2019, e duas Taças Minas Gerais em 2007 e 2012.

Por diversas vezes, acreditava-se que o Boa chegaria a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, devido à boas campanhas que o clube fez na Série B. Inclusive, em 2014, o time de Ituiutaba chegou a sexta colocação na segunda divisão do campeonato nacional, ficando apenas há duas posições de conseguir o acesso à elite do futebol brasileiro. Nesse mesmo ano, a equipe boavista chegou a vencer do Palmeiras, que posteriormente se consagraria campeão daquela edição.

História e Mudança de Nome

O Boa Vontade Esporte Clube, foi fundado em 30 de abril de 1947 no salão de festas do Ituiutaba Clube, em uma solenidade festiva. O nome “Boa” foi o primeiro nome do clube que, posteriormente, no mesmo ano, passou a se chamar Ituiutaba Esporte Clube.

Após 51 anos disputando torneios amadores regionais, em 1998, já sob a direção dos irmãos Moraes (Rone, Roberto e Rildo), nomes que comandam o time até os dias de hoje, o Ituiutaba conseguiu se tornar um clube profissional.

Em 2011, após 13 anos como clube profissional de futebol e já ter conseguido se classificar na terceira colocação do Campeonato Mineiro Módulo I em 2009, ser Campeão Mineiro do Módulo II em 2004 e ter disputado o Campeonato Brasileiro Série C em 2003, o Ituiutaba passou a mandar seus jogos na cidade de Varginha. Além disso, retorna ao nome de Boa Esporte Clube, uma referência ao nome original do clube, Boa Vontade Esporte Clube.

Com o retorno do nome Boa Esporte, o time conquista no mesmo ano o título de Campeão Mineiro do Módulo II.

Estádio e mascote

O Boa Esporte, hoje, manda seus jogos no Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo, popularmente chamado de “Melão”, em Varginha mesmo sendo, originalmente, fundado em Ituiutaba.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Boa Esporte, o clube polêmico de Varginha
O popular Melão – Créditos da foto: Divulgação/Boa EC

A transferência do Boa para Varginha aconteceu em 2011, com a ascensão do time para a série B. Ocorre que o estádio da Fazendinha, onde mandava seus jogos, não poderia ser utilizado para as partidas pela série B.

O mascote do Boa Esporte durante muito tempo foi a coruja, mas com a mudança de locação para Varginha, o ET de Varginha também se tornou uma figura ilustre do clube.

Contratação Polêmica

Em 2017, uma contratação polêmica mudou bastante a bela trajetória do Boa Esporte no cenário nacional. O clube de Varginha contratou o goleiro Bruno, ex-jogador do Flamengo e Atlético, e que foi condenado à prisão por matar sua esposa Eliza Samúdio em 2010.

Entretanto, um mês depois, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a liminar que havia concedido a liberdade ao goleiro. Consequentemente, o contrato do goleiro com o clube mineiro foi suspenso e o Boa conseguiu uma péssima repercussão no cenário nacional.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Boa Esporte, o clube polêmico de Varginha
Passagem de Bruno foi negativa para equipe de Varginha – Créditos da foto: Reprodução/Internet

O Boa Esporte, com a contratação de Bruno, perdeu patrocinadores e fornecedores de material esportivo, além de antipatia por grande parte da população brasileira. Grupos feministas e ativistas chegaram a fazer protestos no dia de sua contratação e de sua estreia. Outras duas em jogos fora de casa, quando Bruno ouviu gritos de assassino e foi provocado por torcedores rivais.

Destaque para 2020

O time comandado por Nedo Xavier tem como principal promessa o Nonoca, ex-Cruzeiro. Sendo um dos jogadores mais caros do elenco do Boa Esporte, o meia, que já teve passagens também pelo Sport e é uma grande aposta da equipe de Varginha. O atleta também já foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17 em 2014.

Especial Campeonato Mineiro 2020: Boa Esporte, o clube polêmico de Varginha
Volante Nonoca aparece como destaque do time boveta – Créditos da foto: Divulgação/Boa EC

Elenco

Confira agora o elenco completo do Boa Esporte para a disputa do Módulo I do Campeonato Mineiro de 2020:

Goleiros: Renan Rocha e Georgemy;

Laterais: Carlinhos, Breno Santos e Chiquinho;

Zagueiros: Henrique Moura, Fernando, Wesley dos Santos e Renan Ribeiro;

Meio-campistas: Kayque Stoffel, Gledson, Caio César, Nonoca, Breno e Léo Gotera;

Atacantes: Gindre, Denis Custódio, Denílson, Romário Simões, Bruno Gavim e Jefersson;

Treinador: Nedo Xavier

Leia também: Especial Campeonato Mineiro 2020: Tupynambás, o “Baeta” de Juiz de Fora

Compartilhar essa notícia
Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.