Febraban promove mutirão para renegociação de dívidas com condições especiais

by João Paulo SilvaJoão Paulo Silva
Febraban promove mutirão para renegociação de dívidas com condições especiais

Começou no dia 1º de março o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma iniciativa promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons, o mutirão permite renegociar pendências financeiras até o dia 31 de março.

Mais de 160 instituições financeiras estão participando, oferecendo condições especiais para quem deseja quitar suas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de empréstimos. Vale lembrar que as dívidas renegociadas não podem ter bens dados em garantia, como carros ou imóveis, e nem estar prescritas.

Os bancos podem oferecer parcelamentos mais vantajosos, descontos no valor total ou juros reduzidos. As negociações são feitas diretamente com a instituição credora, seja pelos canais oficiais de atendimento, pelo portal consumidor.gov.br ou, em alguns casos, nos Procons participantes.

Quem tem diversas dívidas pode renegociar com diferentes bancos e financeiras, desde que consiga assumir os pagamentos combinados. No entanto, se a situação é mais crítica e você não tem condições de pagar sem comprometer suas despesas essenciais, o ideal é procurar o Procon e se informar sobre a Lei do Superendividamento.

Para renegociar, o primeiro passo é entrar em contato com seu banco pelos canais oficiais e sinalizar o interesse na renegociação pelo Mutirão da Febraban. Informe a dívida que deseja quitar e pergunte sobre as condições oferecidas. Caso a proposta seja viável, formalize o acordo e planeje seus pagamentos com responsabilidade. Alguns bancos e financeiras disponibilizam canais específicos para este Mutirão. Veja a lista na página do Mutirão. Se a sua instituição não estiver na lista, entre em contato pelos canais oficiais e negocie.

Deixe seu comentário

Deseja reagir?

Selecione a emoção que melhor te representa com essa notícia

Você pode gostar também