Gripe já matou cinco pessoas em Minas Gerais, no ano de 2020

Maicon Costa
3 MIN DE LEITURA

Com a pandemia global do novo coronavírus sendo a principal preocupação das autoridades de saúde e da população, principalmente com o aumento contínuo de contaminações e mortes causadas pelo coronavírus (COVID-19), algumas outras doenças ficam de certa forma esquecidas, mas segue causando danos à população. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou, na noite de ontem (13), o Informe Epidemiológico da Gripe, que aponta que, em 2020, cinco pessoas já morreram por complicações advindas da doença.

Segundo o informe, notificados 2.481 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG hospitalizado) no estado, sendo que destes, 67 foram confirmados por SRAG por influenza (gripe) e 20 casos para outros vírus respiratórios.

Tipos de Influenza confirmados

Dos casos confirmados de gripe, o predomínio é da influenza A, com 40 dos 67 casos, o que representa um total de 59,7%. Em seguida vem a influenza B, com 21 dos 67, totalizando 31,34%. O restante, 8,96%, seis dos 67 casos, é da influenza não tipada.

Entre os vírus A, o subtipo identificado com 35% foi a influenza A (H3N2) (14/40). 45% (18/40) são de influenza A (H1N1) PDM09, além do tipo não subtipável, com a ocorrência de dois casos equivalentes a 5%, e não subtipado com quatro casos equivalentes a 10%.

Mortes

Até agora, no total, foram notificados 143 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que cinco desses foram confirmados tendo a influenza como causa. Duas das mortes foram causadas pela gripe do tipo A e três pela do tipo B. Os municípios que registraram mortes pela doença foram Belo Horizonte (2), Borda da Mata (1), Juiz de Fora (1) e Veríssimo (1).

Por isso é importante se atentar aos sintomas da gripe e as datas da vacinação que vem ocorrendo em todo Brasil. Além da proteção contra a influenza, se vacinar auxilia no combate ao coronavírus, pois agiliza o diagnóstico, vide que alguns dos sintomas das duas doenças são parecidos.

Veja também: Caminhoneiros serão o próximo foco da campanha de vacinação contra a gripe

Compartilhar essa notícia
Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.