Samarco 48 anos – conheça quem somos
PUBLICIDADE
Ad 11

Ufop: Icsa completa 17 anos em Mariana

Ufop: Icsa completa 17 anos em Mariana
Crédito: Daniel Tulher/UFOP

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), completa 17 anos nesta terça-feira (19). Instalado em Mariana, o instituto consolidou-se como polo de formação em Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social. Atualmente, atende 1.413 estudantes de graduação e 110 de pós-graduação, segundo dados informados pela unidade.

Fundado em 19 de agosto de 2008, a partir da adesão da UFOP ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Icsa expandiu cursos, pesquisa e extensão ao longo da última década e meia. A direção aponta que os projetos priorizam inovação pedagógica, método científico e integração com demandas sociais do território.

Na pós-graduação, o instituto abriga o Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), que completa dez anos com ênfase em pesquisa crítica e inserção acadêmica. Entre as novidades, estão o Doutorado em Comunicação, o stricto sensu em Empreendedorismo e Inovação, alinhado a desenvolvimento regional, políticas públicas e criação de negócios, e a especialização (lato sensu) em Questão Social, Política Social e Serviço Social no Território.

PUBLICIDADE
Ad 14

A infraestrutura inclui laboratórios e espaços acadêmicos voltados a práticas de ensino e pesquisa. A interação com o mercado e com a comunidade passa também pelas empresas juniores Cade Jr., Consecon Jr. e Verbalize Jr., que oferecem experiências de consultoria e projetos aplicados.

Ao completar 17 anos, o Icsa reforça metas de formação profissional, produção científica e extensão universitária. A unidade destaca princípios como respeito à diversidade, pluralidade de ideias e compromisso com a universidade pública como guias de suas ações.

COMENTÁRIOS