Samarco 48 anos – conheça quem somos
PUBLICIDADE
Ad 11

Igreja de Matozinhos em Ouro Preto tem piso original redescoberto durante restauração

Igreja de Matozinhos em Ouro Preto tem piso original redescoberto durante restauração
Foto: Marília Mesquita/ PMOP
Última atualização:

Durante a restauração da Igreja Bom Jesus de Matozinhos, São Miguel e Almas, localizada no bairro Cabeças, em Ouro Preto, foi identificado o piso original de lajes de pedra na lateral direita do templo. A descoberta ocorreu na quarta-feira (18 de junho), durante visita técnica com a presença de representantes do poder público e da área de patrimônio.

Segundo a arqueóloga Maíra Mendes, a estrutura corresponde ao piso do período de fundação da igreja e havia sido recoberta por concreto em intervenções anteriores. O material será mantido exposto, e áreas complementares serão preenchidas com lajes do mesmo tipo de pedra (pedra Ouro Preto).

A visita técnica contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, da vice-prefeita Regina Braga, de membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ouro Preto (Compatri) e da equipe técnica da obra.

Foto: Marília Mesquita/ PMOP

Obra chega à metade com reforço estrutural e melhorias gerais

Atualmente, a restauração encontra-se com aproximadamente 50% das ações concluídas. A primeira fase tem entrega prevista para janeiro de 2026 e será seguida por outras duas: contenção da encosta lateral e restauração de elementos artísticos.

PUBLICIDADE
Ad 14

De acordo com o gerente de Cultura de Ouro Preto, Wanderson Gomes, o templo permaneceu fechado por cerca de dez anos em razão de riscos estruturais. A mobilização da Prefeitura garantiu a captação de recursos junto ao Governo Federal, possibilitando o início da intervenção no segundo semestre de 2024.

Entre os serviços já executados estão: estaqueamento de contenção da torre, reforço estrutural, reconstrução de 99% do telhado, restauração de 85% dos pisos, drenagem profunda em fase final e início da drenagem superficial. A pintura externa das torres também foi iniciada.

A revisão do sistema elétrico já foi concluída, com substituição de cabos e tubulações. O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) está instalado, e os forros dos corredores laterais estão em processo de recuperação.

A obra é executada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do orçamento municipal. A gestão é da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, por meio do Departamento de Projetos Especiais (Proesp), em parceria com o Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

COMENTÁRIOS