A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro, em Itabirito, passará por um processo de restauração. A intervenção, anunciada na última quinta-feira (28), tem custo estimado em R$ 6 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.
O templo, construído no século XVIII, é o único bem do município tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Considerada um dos principais marcos históricos da cidade, a igreja é símbolo da tradição religiosa e cultural local.
O projeto de restauração passou por etapas técnicas e aprovações em diferentes esferas desde 2022, após o desabamento de parte do retábulo. A obra prevê a preservação da estrutura arquitetônica e artística do templo, consolidando a importância do espaço para a memória histórica de Itabirito.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Dr. Elio da Mata destacou a relevância da obra.
“Estamos agora iniciando uma nova etapa do restauro da nossa igreja. Uma situação extremamente importante para o nosso município, tanto por questões religiosas, quanto culturais e turísticas. Esse bem é tombado, e a Prefeitura está investindo um valor significativo nessa reforma, trazendo especialistas para conduzir esse serviço”, disse.
O chefe do Executivo citou ainda a participação da empresa 3 Restauros, responsável pelo projeto. Segundo ele, os trabalhos incluem diagnóstico de danos, adequações estruturais e melhorias de acessibilidade.
“O que a gente pretende agora é devolver para a comunidade uma igreja segura, com sua originalidade resgatada, em condições de receber celebrações e eventos religiosos. Em cerca de 18 meses, teremos mais um ponto turístico, religioso e cultural em nossa cidade”, afirmou.