Kaio Jorge entra em grupo seleto de artilheiros da Copa do Brasil e Brasileirão no mesmo ano

Atacante terminou a temporada com "dobradinha" em artilharias nacionais

Luís Fabiano
Kaio Jorge entra em grupo seleto de artilheiros da Copa do Brasil e Brasileirão no mesmo ano
Crédito: Marco Galvão/Cruzeiro

O jovem atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro, fez uma temporada simplesmente mágica marcando 26 vezes, além de distribuir 9 assistências. O centroavante quebrou recordes durante o ano; entre eles, o camisa 19 do time celeste tornou-se artilheiro do Campeonato Brasileiro, quebrando um tabu de 55 anos sem um artilheiro da Raposa na competição nacional.

A temporada e o faro de gol

Superação é a palavra que define a temporada de Kaio Jorge. Após um início conturbado por problemas físicos e a sombra da contratação de Gabigol, o atacante precisou se reinventar. O divisor de águas foi a implementação da filosofia do ex-treinador Leonardo Jardim, que potencializou o futebol do jovem atleta. O resultado foi uma retomada fulminante: de dúvida no elenco a artilheiro absoluto, ele provou que o sistema tático do treinador português foi o encaixe perfeito para seu faro de gol.

A marca de 21 gols alcançada por Kaio Jorge no Brasileirão 2025 é estatisticamente rara e carrega um peso histórico imenso. Com uma média de 0,63 gol por jogo, o atacante do Cruzeiro agora compartilha uma estatística idêntica com ícones do nosso futebol. Ele se junta a um grupo que inclui o talento de Zico nas décadas de 80, a estrela de Romário e a eficiência de Viola. Em mais de 60 anos de história do campeonato, pouquíssimos jogadores conseguiram atingir essa contagem exata, consolidando o camisa 19 como uma das grandes revelações da temporada.

Um grupo seleto

Com o desempenho avassalador deste ano, o jovem cruzeirense passa a ser o primeiro jogador da Raposa a integrar um grupo de ‘elite absoluta’, composto por apenas quatro jogadores que alcançaram a dobradinha de gols no Brasileirão e na Copa do Brasil:

- PUBLICIDADE -
Ad image
  • • Gabigol (2018)
  • • Hulk (2021)
  • • German Cano (2022)
  • • Kaio Jorge (2025)
Compartilhar essa notícia
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), apaixonado por futebol, e de olho na política