Mais de 37 mil pessoas participaram das celebrações dos 314 anos de Ouro Preto, aponta prefeitura

Rodolpho Bohrer
3 MIN DE LEITURA
Vanessa da Mata anima público na noite fria de terça-feira (8 de julho) — Crédito: Sylvio Netto @eusylvio

As comemorações pelos 314 anos de Ouro Preto reuniram mais de 37 mil pessoas ao longo de quatro dias de festividades, segundo dados oficiais da Prefeitura Municipal. A programação artística aconteceu na Praça da UFOP, no bairro Pilar, e contou com estrutura de segurança, organização e atrações para diferentes públicos. O evento se tornou um dos mais movimentados do ano na cidade Patrimônio da Humanidade.

Com shows gratuitos e grande diversidade musical, a festa teve início no sábado, 5 de julho, e seguiu até a terça-feira, 8 de julho. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a ocupação da rede hoteleira chegou a 87%, reforçando o impacto positivo do aniversário oficial de fundação sobre a economia local.

A programação teve início no sábado com a Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown. No domingo, quem subiu ao palco foi a Turma do Pagode, trazendo sambas e pagodes que animaram o público. Já na segunda-feira, 8 de julho, o destaque foi o show de Capital Inicial, que atraiu o maior público do evento: 12 mil pessoas, conforme balanço oficial da Prefeitura. O encerramento aconteceu na terça-feira, 9 de julho, com a apresentação da cantora Vanessa da Mata.

Trânsito, transporte e segurança

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito informou que o plano de interdições e desvios nas ruas próximas ao local dos shows foi executado conforme previsto, sem registro de intercorrências graves. A presença da Guarda Municipal e de agentes de apoio garantiu a fluidez do trânsito e a segurança dos frequentadores.

O transporte público funcionou normalmente durante todos os dias do evento, ampliando o acesso da população local e visitantes às atrações.

Setor de alimentos e comércio local foram beneficiados

De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, foram concedidas licenças especiais para 10 barracas fixas, 20 ambulantes e 6 veículos do tipo towner, além do funcionamento estendido de restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos de alimentação em geral. O setor de bares e alimentos foi um dos mais aquecidos durante o evento, movimentando o comércio local e gerando oportunidades de renda.

A festividade, incluída no calendário oficial da cidade, reforça o papel dos eventos culturais como instrumento de valorização da história e fomento à economia. Além de comemorar mais de três séculos de fundação, a celebração evidencia a capacidade de Ouro Preto em reunir patrimônio, arte e diversidade musical em um mesmo espaço.

A programação do Festival de Inverno de Ouro Preto segue até o dia 30 de julho.

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto e Mais Minas

Compartilhar essa notícia
Follow:
Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e assistente de edição de texto da Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba).