PUBLICIDADE
Ad 11

Ouro Preto entrega 20 novas moradias populares em Cachoeira do Campo

Ouro Preto entrega 20 novas moradias populares em Cachoeira do Campo
Casas do Residencial Vila Alegre seguem padrão de 52 m² com dois quartos. — Crédito: Neno Vianna/ PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto realizou no sábado, 13 de setembro, a entrega de 20 unidades habitacionais do programa “Um Teto é Tudo”, no Residencial Vila Alegre, em Cachoeira do Campo. A iniciativa, voltada para famílias em situação de vulnerabilidade, é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e soma 188 famílias contempladas desde 2023, das quais 42 receberam casas novas.

Prefeito Angelo Oswaldo participa da cerimônia da entrega das unidades habitacionais — Crédito: Neno Vianna/ PMOP

A cerimônia contou com a presença de autoridades e moradores beneficiados. O prefeito Angelo Oswaldo destacou a relevância da ação: “São 20 casas e, em cada uma delas, sentimos a emoção, as lágrimas, a alegria, a esperança de cada família. A família ouro-pretana merece todo o apoio para que o teto seja realmente tudo”.

Os imóveis seguem padrão de habitação popular definido pelo Governo Federal. Cada casa possui 52 m² de área construída, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O morador Custódio da Silva comemorou:

“Morei muito tempo no Taquaral, sempre lutamos contra o problema de chuva e desabamento. Hoje agradeço muito por essa casa”.

Maria Eduarda Marques relatou que aguardava há dois anos pela aprovação do cadastro e celebrou o novo lar para os filhos. Já Sadimar Bitencourt ressaltou a importância de permanecer na comunidade: “Sempre lutei para ficar em Cachoeira e, graças a Deus, hoje estou muito feliz”.

PUBLICIDADE Novo horário de emissão de carteiras de identidade em Ouro Preto Perfil da Prefeitura de Congonhas no Instagram
Vila Alegre recebe mais uma etapa da política habitacional municipal — Crédito: Neno Vianna/ PMOP
Cerimônia de entrega reuniu autoridades e famílias contempladas — Crédito: Neno Vianna/ PMOP

Desafios e avanços

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, explicou que foi necessário renegociar com a Caixa Econômica Federal para evitar a perda dos recursos captados em 2007 para o projeto. “Assumir uma responsabilidade dessas, para garantir dignidade às pessoas, é um compromisso muito grande”, disse.

Durante a cerimônia, os beneficiários assinaram o Termo de Alienação que formaliza a posse das moradias. Também participaram a vice-prefeita Regina Braga, o presidente da Câmara, Vantuir Silva, e moradores da região.

Política habitacional

Desde a retomada do programa, em 2023, foram beneficiadas 517 famílias em diferentes modalidades: concessão de imóveis, regularização fundiária, arquitetura pública, indenizações para saída de áreas de risco e auxílio moradia. Um convênio em andamento com o Governo Federal prevê ainda a construção de 200 casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo o gerente de Habitação, Pedro Moreira, a dimensão do programa é ampla: “Nos últimos dois anos, entregamos 42 casas e temos mais 39 em construção; regularizamos 130 imóveis no Vila Alegre e Dom Luciano; pagamos indenização para 25 famílias em áreas de risco. É uma política habitacional que alcança várias frentes e garante segurança às famílias”.

COMENTÁRIOS