A Prefeitura de Ouro Preto realizou, na última quinta-feira (6), na Casa de Gonzaga, o lançamento do Carnaval Patrimônio 2020, que acontece do dia 20 a 25 de fevereiro.
Neste ano, a festa faz parte das comemorações dos 40 anos do título de Patrimônio Mundial da cidade e terá o tema “Jacubas e Mocotós”, uma disputa que começou há séculos e que atualmente é uma memória bem característica entre os moradores do município.
Além disso, também foi divulgado o lançamento do pré-carnaval, marcado para o dia 8 de fevereiro.
Ainda não foram divulgadas as bandas locais que tocarão nos seis dias de evento, porém, já foi anunciado que no próximo sábado (8) haverá uma projeção no Museu da Inconfidência exibindo um pouco do carnaval e da cultura de Ouro Preto a partir das 19h, com duração de 10 minutos intercalados em intervalos de 30 minutos.
O prefeito Júlio Pimenta disse sobre sua expectativa para o carnaval de 2020 e destacou as prioridades que dará atenção para o evento deste ano. “A gente tem aqui uma eferverscência de entusiasmo, de alegria.
Ouro Preto é ímpar, é singular.
Temos uma preocupação quanto a segurança.
Esperamos 50 mil pessoas a mais.
Teremos preocupação com o trânsito e transporte coletivo.
É um carnaval que queremos dizer para todos que está muito bem montado, tem uma diversificação das atrações com músicas para todos os gostos.
Esperamos que seja uma consolidação da força do nosso carnaval e da nossa cultura”, comentou o prefeito Júlio Pimenta. Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas Resgate Histórico A proposta para o Carnaval de Ouro Preto 2020 é de resgate à memória de um dos carnavais mais prestigiados do país.
Por isso o tema Patrimônio, justamente pela comemoração dos 300 anos de Minas Gerais e 40 anos de Ouro Preto como patrimônio mundial.
Esse resgate histórico traz de volta os blocos tradicionais da cidade e o desfile das escolas de samba que, devido ao aumento do número de escolas para nove, haverá dois dias de desfile pela primeira vez na história do carnaval de Ouro Preto.
Uma curiosidade do tema do evento para o carnaval deste ano é o link que o evento ouro-pretano fez com o carnaval do Rio de Janeiro.
Neste ano, a escola de samba carioca, São Clemente, irá homenagear Ouro Preto e a cultura dos Jacubas e Mocotós.
Estrutura Segundo o diretor de eventos, Alex Britto, o objetivo este ano é buscar a reestruturação do carnaval ouro-pretano.
Serão quatro palcos montados no centro da cidade, sendo eles Praça Tiradentes, Largo do Cinema, Largo da Alegria, Orlando Trópia.
E também, Alex destacou a importância do evento na cidade e o retorno que poderá proporcionar à população. “99% das empresas que trabalham no carnaval de Ouro Preto são de Ouro Preto, 99% das bandas que irão tocar no carnaval da cidade são ouro-pretanas.
Então estamos tentando fazer o resgate ao carnaval da cidade com boas estruturas, muito bem organizado e que vai dar retorno para o município”, comentou Alex.
Além disso, haverá seis palcos nos distritos e quatro com sonorização da Prefeitura, incluindo, pela primeira vez, o distrito de Rodrigo Silva.