Três projetos desenvolvidos no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) receberam prêmios na etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O evento ocorreu em Vitória (ES) como parte do 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom.
Um dos trabalhos premiados foi Mães em terras atingidas – Pâmella, realizado pela ex-aluna Graziella Silva, sob orientação da professora Karina Gomes Barbosa. O projeto, no formato de perfil, retrata histórias de mães impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. “Receber esse prêmio é, para mim, a certeza de que as histórias dessas mulheres não ficam restritas às margens de onde foram vividas”, destacou Graziella.
Outro destaque foi Foto.jornada – 1ª edição, produzido por Ana Laura Diniz e Thaís Soares, com coordenação do professor Daniel Macêdo. O projeto reúne fotorreportagens que registram práticas e espaços da região, como o Bar do Glácio, a produção de panelas de pedra-sabão e a confecção de tapetes de sisal em Cachoeira do Brumado.
Também premiada, a 2ª edição da revista Re.lato foi organizada pela estudante Niara Xavier, com orientação dos professores Daniel Macêdo e Flávio Valle. O trabalho envolveu estudantes da UFOP e da Escola João Ramos Filho, em Mariana, e reuniu reportagens e registros fotográficos sobre o bairro Cabanas.
As conquistas reforçam o histórico de reconhecimentos nacionais do curso de Jornalismo da UFOP desde 2008. Para o professor Daniel Macêdo, os prêmios são um marco na trajetória acadêmica dos alunos. “As premiações no Expocom são reconhecimentos da excelência de nossos trabalhos e são recebidas como valorizações dos esforços que nos trouxeram até aqui. Em especial para estudantes que, com a premiação, assumem lugar de destaque em suas futuras inserções no mercado de trabalho”, afirmou.


