Simulador não será mais obrigatório para tirar CNH

Maicon Costa
2 MIN DE LEITURA

O presidente Jair Bolsonaro, publicou hoje (14), no seu Twitter, o fim da obrigatoriedade do simulador no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi aprovada ontem (13), em um reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela foi presidida pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Segundo Tarcísio, a medida tem como objetivo diminuir os trâmites no processo de retirada da CNH. Ele ainda afirmou que o fim da obrigatoriedade vai gerar uma redução de até 15% no valor coletado pelas autoescolas. Dessa maneira, os custos no bolso de quem pretende tirar a habilitação vai diminuir.

Entretanto, com a nova decisão, o aluno terá que realizar obrigatoriamente 20 horas de aula prática. Quem optar por continuar utilizado o simulador, deverá fazer 15 horas práticas e 5 horas de simulador. O ministro afirmou que “o simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor”.

Sendo assim, ele concluiu dizendo que com o fim da obrigatoriedade do simulador, não há prejuízos na formação do condutor. As autoescolas terão um prazo de 90 dias para se adaptar as mudanças.

Categoria B

As mudanças também englobaram a categoria B. Conforme a nova medida, o número de aulas práticas para quem pretende tirar a categoria B, diminuiu de 25 para 20 horas.

Compartilhar essa notícia
Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.