As igrejas barrocas de Congonhas ampliaram os dias de funcionamento e passam a receber visitantes a partir desta quarta-feira, 3 de setembro. A abertura inclui templos históricos localizados tanto no centro da cidade quanto em distritos, além da já tradicional Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que segue aberta diariamente.
Entre os espaços disponíveis estão a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Matriz de São José, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, no distrito de Alto Maranhão, e a Igreja Nossa Senhora da Soledade, em Lobo Leite.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Arquidiocese de Mariana e a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. Segundo a gestão municipal, a abertura busca valorizar o patrimônio religioso da cidade e estimular a permanência de turistas.
Para a secretária de Turismo, Ana Alcântara, os templos representam mais do que monumentos históricos. Segundo ela, são espaços que continuam a receber práticas de fé e devoção, ao mesmo tempo em que se tornam acessíveis a quem deseja conhecer a história local.
Serviço – horários de funcionamento:
- Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – Terça-feira, 13h às 17h; quarta a domingo, 7h às 17h.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Terça-feira, 13h às 17h; quarta a domingo, 7h às 17h.
- Igreja Nossa Senhora da Soledade (Lobo Leite) – Quarta a domingo, 7h às 17h.
- Igreja Matriz de São José – Segunda e terça, 9h às 17h; quarta a domingo, 8h às 18h.
- Igreja Nossa Senhora da Ajuda (Alto Maranhão) – Segunda e terça, 8h às 17h; quarta a domingo, 8h às 18h.
- Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – Todos os dias, 6h às 18h.












