Estação de Engenheiro Corrêa

TV UFOP comemora 14 anos com novos aplicativos e expansão do sinal para três cidades

Redação MM
TV UFOP comemora 14 anos com novos aplicativos e expansão do sinal para três cidades
Crédito: Divulgação/TV Ufop

Por Adriana Moreira – A TV UFOP completou 14 anos em outubro, vivendo um momento de significativa transformação e crescimento. Desde sua estreia, o canal vem buscando se consolidar como uma ponte entre a Universidade e a comunidade, ampliando seu alcance com a chegada do sinal aberto a Ouro Preto, Mariana e João Monlevade e conquistando novas telas por meio de um aplicativo próprio e de seu canal na Amazon Fire TV.

A trajetória da emissora começou em 2006, com a criação do Centro de Produção e Pesquisa Audiovisual (CPPA), berço do projeto televisivo. Em 2010, em parceria com o Canal Futura, passou a transmitir em sinal aberto por meio de uma concessão da Fundação Educativa Ouro Preto (Feop), expandindo seu alcance e fortalecendo o diálogo com a comunidade regional. Ainda naquele ano, o projeto se consolidou institucionalmente como parte fundante da Central de Comunicação Pública-Educativa (CCPE) da UFOP.

Antes mesmo do encerramento da concessão de sinal aberto, em 2016, a TV UFOP já havia iniciado sua expansão digital, integrando-se à Plataforma Eduplay da RNP em 2013 — que hoje soma mais de 14 milhões de reproduções — e, posteriormente, ao canal a cabo da Valenet, alcançando cerca de 70 cidades.

A volta do sinal aberto para Ouro Preto, por meio de parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com expansão para as cidades de Mariana e João Monlevade, marca um novo momento para a emissora, para além de um avanço técnico. É um passo simbólico que reforça a identidade do canal como ponte entre a Universidade e a comunidade. A medida amplia o alcance das produções de jornalismo, cultura e divulgação científica. De acordo com o Diretor de Comunicação Institucional, Ciro Medeiros, “a chegada do sinal aberto de TV digital significa uma maior possibilidade de acesso das comunidades ao conteúdo produzido pela Universidade, dentro e fora da Instituição”, tornando “esse acesso mais simples, prático e democrático”. Ele avalia esse momento como “grandioso para a TV UFOP, uma vez que o canal vai amplificar e dar mais visibilidade ao trabalho que vem sendo construído com muita qualidade e empenho ao longo dos últimos anos”.

- PUBLICIDADE -
Ad image

REFERÊNCIA – “Nestes 14 anos em que a TV UFOP está no ar, ela tem se firmado cada vez mais como uma produtora de conteúdo público-educativo de qualidade, muito respeitada por outras universidades e canais educativos parceiros”, afirma Du Sarto, Coordenador do Núcleo de Conteúdo, lembrando que “foram anos de muito trabalho e de avanços significativos, sempre orientados pela missão de discutir educação, cultura e ciência.” Segundo ele, o canal passou por muitas mudanças — estéticas, técnicas e humanas —, que contribuíram para moldar seu perfil atual. “A trajetória da emissora envolve muitas pessoas”, pontua, acrescentando que “a criatividade que surge dos encontros, do contato com pessoas da cidade, da Universidade e de outras regiões do país” foi o que mais marcou sua experiência ao longo dessa jornada.

A programação da TV UFOP é estruturada em dois núcleos: Jornalismo e Conteúdo. São 70 minutos diários de produções próprias distribuídas em uma grade de 24 horas no ar, somadas a conteúdos de outros parceiros, como universidades e fundações. Entre os programas que marcaram a história da emissora estão o Mutatis Mutandis, um programa de divulgação científica para adolescentes, e a série UFOP Explica, que traz pesquisadores da UFOP de todos os cursos para discutir a vida, a sociedade e a ciência.

INOVAÇÃO – Em 2024, o canal passou a apostar em novas formas de distribuição, acompanhando as mudanças no modo como o público consome conteúdo audiovisual. O aplicativo da TV UFOP, desenvolvido paralelamente ao da Rádio UFOP, foi lançado este ano e marca a entrada da emissora em um novo ambiente digital.

“Com a chegada da TV 3.0, muitas emissoras têm ampliado sua presença por meio de aplicativos. A TV UFOP, que já oferece streaming como WebTV, em parceria com o portal Eduplay, agora dedica-se também à distribuição por aplicativos, para aproximar ainda mais o público”, explica Danilo Rocha, coordenador técnico da TV UFOP. O decreto que oficializa a implantação da TV 3.0, que tornará o sistema da TV mais inteligente e personalizado, além de melhorar imagem e som, foi assinado no dia 27 de agosto de 2024.

Os aplicativos da Rádio UFOP e da TV UFOP são simples, pois têm como proposta entregar o mesmo sinal transmitido pelas emissoras. No caso da TV, foi possível implementar um painel com uma breve informação sobre o programa que está passando e, em smartphones Android, é possível conferir a programação completa. Segundo Danilo, a criação dos aplicativos foi possível graças ao convênio entre a UFOP e a Fundação de Educação, Artes e Cultura (Fundac), que mantém as emissoras universitárias.

No momento, os apps estão disponíveis em dispositivos Android (smartphones, tablets e Android TV) e também nos dispositivos Fire TV. Em breve, eles também serão lançados em outras plataformas.

TAGGED:
Compartilhar essa notícia
Perfil publicador de releases e guest posts, sem autoria própria. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos.
×
MM Popup Banner