Universidade estadual lança graduação em Inteligência Artificial em MG com início previsto para 2026

Rodolpho Bohrer
4 MIN DE LEITURA
Universidade estadual lança graduação em Inteligência Artificial em MG com início previsto para 2026
Graduação em IA é aprovada em Montes Claros com 20 vagas por semestre

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer dois novos cursos de graduação: Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica. A novidade foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição na quarta-feira, 30 de julho.

As vagas para as primeiras turmas dos cursos serão oferecidas no vestibular próprio da Unimontes em 2026, assim como por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ambos os cursos estarão ligados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET).

Além disso, foi aprovada a instalação do curso de Letras/Português no município de São Francisco. Com a decisão, chega a seis o número de novas graduações criadas na atual gestão da reitoria da Unimontes.

Formação em Inteligência Artificial

Com 20 vagas semestrais e início previsto para o primeiro semestre de 2026, o curso de Inteligência Artificial terá duração de quatro anos (oito períodos). A formação terá um perfil interdisciplinar, com foco em matemática, estatística e ciência da computação, e será combinada a disciplinas sobre ética, responsabilidade social e gestão.

Entre os conteúdos abordados estão:

  • Algoritmos e estruturas de dados
  • Aprendizado de máquina (machine learning)
  • Processamento de linguagem natural (PLN)
  • Visão computacional
  • Sistemas inteligentes

Além do foco técnico, os alunos também terão contato com disciplinas voltadas ao entendimento do impacto social da tecnologia, capacitando-os para atuar de maneira crítica e criativa em áreas como saúde, indústria, finanças, educação, agronegócio e serviços.

Segundo a universidade, a proposta é formar profissionais capazes de resolver problemas complexos, propor soluções inovadoras e participar ativamente da transformação digital da sociedade.

Outras graduações aprovadas

Na mesma sessão do Conselho Universitário, foi aprovado o curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica, que também contará com 20 vagas por semestre, com duração de cinco anos (dez semestres). A formação terá foco em sistemas elétricos, eletrônica digital, automação, circuitos, sistemas de controle e modelagem computacional.

Já o curso de Letras/Português, com sede em São Francisco, será mais uma opção no campo das humanidades, ampliando o acesso ao ensino superior na região Norte de Minas.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enfatizou que os novos cursos são resultado de escuta qualificada da sociedade e compromisso com o futuro profissional dos estudantes:

“Os cursos de Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica foram criados em atendimento às demandas da comunidade e do mercado de trabalho. Com isso, a nossa universidade demonstra que está conectada com a inovação, a modernidade e as necessidades do mercado profissional”.

Expansão e inovação

Durante a atual gestão, a Unimontes já havia implantado os cursos de Psicologia, Farmácia, Cinema e Audiovisual, além do Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura no campus de Bocaiuva.

O diretor do CCET, José Augusto dos Santos Neto, explica que os novos cursos foram pensados com base na infraestrutura da universidade e nas tendências nacionais e internacionais de formação profissional.

“A proposta do curso de Inteligência Artificial é inovadora. Ele trará não apenas conteúdo técnico, mas também uma formação humanística, preparando os estudantes para os desafios éticos e sociais das novas tecnologias”, disse.

Compartilhar essa notícia
Follow:
Sócio-proprietário e fundador do Mais Minas e jornalista em formação pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Redator de cidades, tecnologia e política, além de link builder na Agência MaisPost e assistente de edição de texto da Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba).