A Vale anunciou a abertura de mil vagas em um programa de desenvolvimento de carreira exclusivo para empregados e empregadas que se autodeclaram pretos ou pardos. A proposta é disponibilizada a profissionais de qualquer cargo dentro da mineradora e busca ampliar a participação de pessoas negras em diferentes níveis da empresa.
O programa faz parte de um conjunto de medidas de diversidade e inclusão que a companhia vem implementando desde 2021, quando lançou um manifesto antirracista e estabeleceu como meta que 40% das posições de liderança sênior no Brasil sejam ocupadas por pessoas negras até 2026. Atualmente, esse índice está em pouco mais de 38%.
Estrutura e temas abordados
A formação será dividida em quatro módulos, totalizando 10 horas de aulas online, entre atividades gravadas e ao vivo, além de um evento de encerramento. Os conteúdos previstos incluem autoconhecimento, inteligência emocional, protagonismo, marca pessoal, mentalidade de crescimento e estratégias para fortalecimento de redes de contato.
A mineradora afirma que a iniciativa busca estimular o protagonismo e criar espaços de troca entre profissionais negros da empresa.
Parcerias externas
Além das ações internas, a Vale participa desde 2021 do Movimento pela Equidade Racial (MOVER), que reúne cerca de 50 empresas para discutir práticas de inclusão, e também aderiu ao Pacto de Promoção da Equidade Racial, que propõe a adoção de um protocolo ESG racial no Brasil.