Veja dez jogos de futebol históricos para assistir na quarentena

Maicon Costa
8 MIN DE LEITURA

Com a população mundial em quarentena, o tédio é uma coisa que terá de ser combatida pelas pessoas. O tempo de isolamento ainda é indefinido, pode durar tanto dias, quanto meses. Por isso tentaremos ajudar, sugerindo formas de passar os dias sem precisar sair de casa. E hoje a dica é para os fãs de futebol, que com certeza estão sentindo o vazio que não poder ver seus times jogarem.

Separaremos, nessa primeira matéria, dez jogos históricos de Cruzeiro, Atlético, América, Seleção Brasileira e da Champions League, para se assistir na quarentena. Colocaremos links do YouTube e também do Footballia.net, um site que agrega um acervo imenso de partidas de futebol. Para assistir aos jogos basta se cadastrar, rápida e gratuitamente. Se você for um entusiasta e quiser mais funcionalidades, também há a versão paga. Para assistir ao jogos, basta clicar no placar do jogo. Confira:

Suécia 2 x 5 Brasil – Final da Copa do Mundo de 1958

Esse jogo começou a história do Brasil como o maior campeão da história das Copas do Mundo. Liderada por Pelé e Garrincha, a Seleção Brasileira massacrou a Suécia, dona da casa, por 5 a 2, e colocou as mãos no troféu. A partida ficou marcada pelo golaço de Pelé, que tendo apenas 17 anos de idade  recebeu na área, matou a bola no peito, deu um chapéu num zagueiro e bateu de primeira, no canto direito.

O jogo aconteceu há cerca de 62 anos, por isso a imagem é em preto em branco e a narração não é em português. Mas o que é uma simples narração quando a bola fala por si só, não é mesmo?

Brasil 2 x 1 Colômbia – Quartas de final da Copa do Mundo de 2014

Dando um grande salto no tempo, chegamos a Copa de 2014, realizada em terras tupiniquins. Deixamos aqui um dos jogos mais emocionantes e bem jogados daquele dia, que contou com golaços de James Rodríguez e David Luiz, lesão de Neymar, e muito mais. Foi um dia de alegria geral da nação, que não sabia que a partida nos levaria ao trágico 7 a 1. Também não há narração em português.

Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro – Final da Copa do Brasil de 1966

Esse jogo está marcado na memória de todo cruzeirense. Conhecido nos anos 1990 pelos jogos emocionantes, o Cruzeiro viveu uma noite mágica no antigo Palestra Itália ao bater o Palmeiras, naquela época uma verdadeira seleção, por 2 a 1, de virada, e se sagrar bicampeão da Copa do Brasil.

Cruzeiro 3 x 0 River Plate – Final da Supercopa de 1991

Mais uma das páginas heroicas imortais do Cruzeiro. Após perder o jogo de ida por 2 a 0, n a Argentina, a Raposa imprimiu um ritmo alucinante e contando com o apoio de sua torcida, goleou o fortíssimo River Plate por 3 a 0, erguendo a Supercopa do Libertadores pela primeira vez em sua história.

Cruzeiro 6 x 1 Atlético – 38ª rodada do Brasileirão de 2011

Com certeza o clássico mais lembrado pelo torcedor cruzeirense. Podendo ser rebaixado caso perdesse para o maior rival, longe do Mineirão, em obras para a Copa do Mundo, e sem seus dois principais jogadores, Fábio e Montillo, suspenso, o Cruzeiro foi para a partida temendo o maior revés de sua história. Mas o que se viu em campo foi um cenário totalmente diferente. A Raposa entrou em campo “com sangue nos olhos” e goleou o Atlético por nada mais nada menos que 6 a 1, virando e jogo e iniciando uma das maiores “zoeiras” do torcedor celeste para com seu rival.

Atlético 1 x 0 Cruzeiro – Final da Copa do Brasil de 2014

Se é rivalidade que vocês querem, é rivalidade que vocês terão. Em 2014, Atlético e Cruzeiro fizeram a primeira final nacional de sua história e foi o Galo quem levou a melhor. Após vencer por 2 a 0 a ida, o time alvinegro confirmou o título ao fazer 1 a 0 no Mineirão e levantar, de forma inédita, a taça da Copa do Brasil, além de impedir a segunda tríplice coroa do Cruzeiro, que já havia conquistado os campeonatos Mineiro e Brasileiro naquele ano.

Atlético 2 x 0 Newell’s Old Boys – Semifinal da Copa Libertadores de 2013

Um jogo inesquecível da vitoriosa campanha da Libertadores de 2013, conquistada pelo Atlético. Após perder de 2 a 0 na Argentina, o Galo tinha difícil missão de reverter o resultado, e conseguiu. No famoso jogo do “Apagão do Horto”, o alvinegro devolveu o 2 a 0 no tempo normal e nos pênaltis garantiu sua passagem para a final da maior competição Sul-Americana.

Atlético 4 x 3 Lanús – Final da Recopa Sul-Americana de 2014

Mais uma incrível virada atleticana. Após vencer na Argentina por 1 a 0, o Galo levou 3 a 2 no tempo normal, em Belo Horizonte, mas com muita garra, conseguiu virar e fazer 4 a 3. Foi a primeira vez que o Atlético levantou a Recopa Sul-Americana, colocando mais uma conquista naquele que foi o período mais vitorioso da história do clube mineiro.

América-MG 4 x 1 Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro de 2011

No Brasileirão de 2011, o América simplesmente não tomou conhecimento do forte Vasco, campeão da Copa do Brasil daquele ano, que contava com nomes como Juninho Pernambucano, Fágner, Fernando Prass, Diego Souza e Bernardo. Uma goleada de 4 a 1 na Arena do Jacará, em Sete Lagoas, e uma das poucas alegrias americanas naquele ano.

Barcelona 3 x 1 Manchester United – Final da UEFA Champions League de 2010/11

Agora vamos agradar que gosta de um jogo internacional. A partida que coroou o auge do Tiki-Taka, de Pep Guardiola, comandando o Barcelona. A equipe, liderada por Lionel Messi, Xavi e Iniesta encantava e não se intimidou por estar em solo inglês, contra o então temido Manchester United. Pedro, Messi e Villa marcaram para o Barça, enquanto Wayne Rooney descontou para os ingleses, em frente a mais de 87 mil pesssoas.

Veja também: Ídolo alvinegro, Ronaldinho completa 40 anos; relembre a contratação do astro pelo Atlético

Compartilhar essa notícia
Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.