A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) abriu inscrições para o processo seletivo do 2º semestre de 2025 do curso técnico em Conservação e Restauro. São 20 vagas gratuitas no turno noturno, em formato presencial, ofertadas pela Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade (EARMFA | Faop).
Criado na década de 1970 pelo restaurador Jair Afonso Inácio, o curso foi pioneiro no país na capacitação de profissionais voltados à preservação de bens culturais. Desde 2002, possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG).
A formação tem duração de cinco módulos semestrais, totalizando 1.558 horas. Além das aulas noturnas, de segunda a sexta-feira, os estudantes cumprem estágio curricular obrigatório em três áreas: pintura de cavalete, escultura policromada e papel. A grade curricular também inclui oficinas de formação complementar, visitas técnicas e trabalhos de restauração em acervos comunitários, sob supervisão de professores e da equipe do Núcleo de Conservação e Restauração.
O processo seletivo será classificatório e considerará a análise do histórico escolar, a partir das notas de Língua Portuguesa, Química, História e Biologia.
Das 20 vagas disponíveis, dez são reservadas a estudantes de escolas públicas com recorte étnico-racial, uma é destinada a pessoas com deficiência (PCD) e as outras nove seguem para ampla concorrência. Podem participar candidatos que já concluíram o ensino médio ou que estejam cursando a partir do 2º ano.
As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro no site oficial da instituição: www.faop.mg.gov.br.
Cronograma resumido do processo seletivo:
- Até 28/09 – Período de inscrições pelo site da Faop
- 02/10 – Divulgação da lista de inscritos
- 08/10 – Resultado preliminar da seleção
- 15/10 – Resultado final e convocação para matrícula
- 20 a 24/10 – Período de matrícula presencial
- 27/10 – Início das aulas no turno noturno