PUBLICIDADE
Ad 11

Restauração da Igreja de São Gonçalo, em Amarantina, começa após festa do padroeiro

Restauração da Igreja de São Gonçalo, em Amarantina, começa após festa do padroeiro
Igreja Matriz de São Gonçalo, em Amarantina, passará por restauração completa — Crédito: Ane Souz/PMOP

A Matriz de São Gonçalo do Amarante, no distrito de Amarantina, em Ouro Preto, será restaurada após anos de expectativa da comunidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) durante reunião entre representantes da Câmara Municipal, prefeitura e paróquia local.

Assessora de Comunicação e Eventos
Crédito: Divulgação/CMOP

O projeto será viabilizado com R$ 2 milhões do excedente financeiro da Câmara de Ouro Preto, repassados ao Executivo para a execução da obra. O acordo prevê que os valores sejam destinados exclusivamente à restauração da igreja.

Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e o patrimônio histórico e cultural

Igreja do século 18 é marco histórico e cultural do distrito de Amarantina — Crédito: Acervo do PROPAT

Construída na década de 1750, a Igreja Matriz de São Gonçalo está localizada no alto de uma elevação, de onde se destaca na paisagem urbana de Amarantina. O templo é considerado o principal marco referencial do distrito, tanto pelo valor histórico quanto pelo papel na vida cultural e religiosa da comunidade.

A tipologia da igreja remonta às capelas primitivas do interior de Minas Gerais, erguidas durante os primeiros processos de ocupação da região. Originalmente simples, sem torres laterais ou ornamentos, o edifício sofreu transformações ao longo do tempo, acompanhando o crescimento da localidade. Recebeu ornamentações em sua fachada e ganhou duas torres na frente, além de recintos laterais no fundo, construídos junto ao corpo do capela-mor. Essas alterações resultaram na adoção de um telhado em formato de borboleta, modificando de forma significativa o estilo original.

PUBLICIDADE
Ad 14

Durante décadas, o entorno imediato da Matriz de São Gonçalo foi palco de um intenso calendário cultural, marcado por festas religiosas e populares que mobilizam a comunidade ao longo do ano. É também na igreja que se concentram os ofícios da festa do padroeiro, reforçando sua importância simbólica para moradores que ainda se referem ao distrito pelo nome de São Gonçalo do Amarante.

Início e duração das obras

O projeto de restauro já está concluído. As intervenções devem começar logo após a festa do padroeiro, no fim de setembro. A previsão inicial é de 14 meses de trabalhos, período em que a igreja permanecerá fechada ao público.

O encontro que oficializou a destinação dos recursos também contou com a presença dos secretários municipais de Fazenda, Gever Chagas, e de Cultura e Turismo, Flávio Malta, além de representantes da comunidade de Amarantina e da empresa responsável pelo projeto.

COMENTÁRIOS