O projeto de expansão da mineração da Gerdau em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, entrou na reta final de implantação. Segundo o CEO da companhia, Gustavo Werneck, a estrutura está com 90% das obras concluídas e deve começar a operar ainda em 2025. As informações foram divulgadas à imprensa nesta sexta-feira (31) e publicadas pela repórter Juliana Sodré, do Diário do Comércio.
A empresa, que há cerca de duas décadas mantém atuação no setor mineral, planeja ampliar a produção em 2 milhões de toneladas de minério de ferro até 2026. De acordo com Werneck, a extração será voltada, principalmente, para o abastecimento da usina de Ouro Branco, também pertencente à Gerdau e localizada a 13 quilômetros da nova mina.
“Era um ativo nosso, que funcionava como mina, e agora estamos colocando para operar. Mas está longe dos nossos planos virar uma grande mineradora”, afirmou o executivo. “Entendemos que, pela qualidade dos nossos ativos minerários, podemos colocar um pouco mais de volume de minério para comercializar.”
A empresa está construindo minerodutos que farão o transporte direto do minério até a usina, eliminando a necessidade de cerca de 200 caminhões por dia nas estradas. O sistema visa otimizar a logística e reduzir impactos ambientais. O empreendimento, que também inclui um rejeitoduto de 10 km, foi viabilizado com um financiamento de R$ 566 milhões aprovado pelo BNDES.
Werneck destacou que o empreendimento está sendo conduzido “com calma e cuidado”, e que a prioridade da Gerdau continua sendo o setor siderúrgico. “Vamos comercializar o nosso minério, que é de altíssima qualidade, com teor de ferro de 65%”, afirmou.
A implantação do mineroduto se conecta ao plano de expansão da Gerdau na região, que inclui o reaproveitamento de rejeitos com tecnologias de baixo impacto e o uso da capacidade total das minas de Miguel Burnier.
Oportunidades
Neste mês de outubro, a empresa ofertou oportunidades presenciais que abrangem funções técnicas, operacionais e de manutenção, integrando a nova fase de expansão da companhia no estado.
Entre os cargos disponíveis estão analista técnico de beneficiamento, auxiliar de operação de mineração, eletricista, ferramenteiro, frentista, mecânico(a) I, operador de beneficiamento, operador técnico de beneficiamento, soldador II, técnico de automação, técnico de manutenção elétrica, técnico de manutenção mecânica, técnico em controle de processos e técnico em qualidade e assistência técnica.
Veja aqui mais informações sobre as vagas.



















