Samarco 48 anos – conheça quem somos
PUBLICIDADE
Ad 11

Tremor de terra de 2,9 na Escala Richter assusta moradores de Divinópolis

Tremor de terra de 2,9 na Escala Richter assusta moradores de Divinópolis
Foto: Divulgação / Prefeitura de Divinópolis
Última atualização:

Um tremor de 2,9 na Escala Richter foi registrado na noite de segunda-feira, 10 de janeiro, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Pelas redes sociais, moradores da cidade informaram que houve barulho e incômodo devido ao abalo.

https://twitter.com/henriqmartcost/status/1480703323464417282

No entanto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado não registraram ocorrências relacionadas à instabilidade. Ainda não há informações sobre a causa do tremor em Divinópolis.

O vereador Eduardo Azevedo (PSC) publicou um breve relato emitido órgão nas redes sociais. “Gente, o que está acontecendo com Divinópolis este ano? O barulho e ‘tremor’ que alguns moradores relataram ter ouvido ontem, foi de fato um TREMOR DE TERRA de magnitude 2,9 na escala Richter!”, escreveu.

PUBLICIDADE
Ad 14

Detalhamento do ocorrido, conforme o Rede Sismográfica Brasileira (RSBR):

Hora de Origem: 2022-01-10T23:13:36Z
Latitude: 20.13°S
Longitude: 44.83°W
Profundidade: 0km (fixada)
Modo: Manual
Revisor: marcelo
Magnitude: 2.9 mR

De acordo com a RSBR, tremores com níveis de 2 e 4 de magnitude são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Entre 4 e 6 já quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.

Ainda segundo a RSBR, entre 6 e 7 de magnitude provoca danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Entre 7 e 8 causa danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo. E entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções. Magnitude maior que 9 causa destruição total com ondulações visíveis.

COMENTÁRIOS